Uma grande perda para o design brasileiro

No último dia 13 de outubro faleceu, em Florianópolis, o designer Marcelo de Resende, um dos pioneiros do design mineiro e nacional.

Nascido em Belo Horizonte e bacharel em Desenho Industrial pela então Universidade Mineira de Arte (UMA), hoje Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, sua ausência traz grande tristeza aos parentes, amigos e colegas.

A trajetória profissional de Marcelo de Resende foi muito rica e diversificada, sempre no contexto do design, tendo atuado junto a empresas, instituições governamentais e instituições acadêmicas em diferentes estados do país (Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e Ceará) e até internacionalmente (Colômbia e México). Ao longo do tempo desenvolveu projetos inovadores; alguns, inclusive, premiados. Participou ativamente de programas e projetos cada vez mais direcionados a atender demandas sociais e atuou na gestão e na formação de profissionais.

Marcelo de Resende

Como professor e designer, influenciou a formação de várias gerações de alunos, estagiários e jovens profissionais. Como ser humano, foi capaz de reunir um vasto círculo de amigos atraídos não só pelas suas ideias, mas principalmente por sua capacidade de equilibrar a seriedade que dedicava ao trabalho com a alegria de festejar a vida. Da mesma forma, seu espírito crítico, sua consciência política e o crescente envolvimento com o design social o impeliram a acolher e respeitar as diferenças, razão pela qual era muito respeitado.

Marcelo de Resende

Que este pioneiro do design brasileiro não seja esquecido. Se o corpo de todos nós tem prazo de validade, pelo menos nossa memória deve ser capaz de guardar e compartilhar suas realizações, ações e pensamentos que tanto contribuíram para o nosso design.

Cetec – Ricardo Mineiro, Marcelo de Rsesnde, Eduardo Barroso, José Eustáqui, Chiari.

Maria Regina Álvares Correia Dias e Giselle Safar