I Encontro Itinerante das Hortas Comunitárias de Belo Horizonte e Agroecologia

No dia 30 de novembro aconteceu o I Encontro Itinerante das Hortas Comunitárias de Belo Horizonte e Agroecologia, no Aglomerado Barragem Santa Lúcia. O objetivo desse Encontro é contribuir para o estreitamento de relações entre as agricultoras e os agricultores de hortas comunitárias de Belo Horizonte, cultivadas segundo os princípios agroecológicos, e para a formação da rede de hortas comunitárias agroecológicas. A adesão ao Encontro indica o potencial de aproximação de pessoas que cultivam hortas em diferentes localidades de Belo Horizonte. Aderiram representantes da Horta Agroflorestal da Vila Acaba Mundo, da Horta Bela Vista, da Horta Encantada, da Horta Escadão Agroecológico do Esplanada, da Horta Lá de Casa, da Horta do Taquaril, da Horta Morro Verde do Morro das Pedras e da Horta Comunitária Esperança.

Ao longo do dia, os anfitriões, responsáveis pela edificação da Horta Comunitária Esperança, contaram a história de sua constituição, e foram realizadas oficinas de plantio e compostagem. Após o almoço coletivo, com pratos e PANCs colhidas na própria horta, que valorizam a cultura e a memória local, a equipe da PBH fez uma breve apresentação sobre a agroecologia. Em seguida, os participantes se reuniram em uma roda de conversa para trocas de experiência, falando de dificuldades, soluções e ideias inspiradoras. Ao final, aconteceu o momento da partilha, quando foram trocadas mudas e sementes entre os agricultores. O próximo encontro já foi marcado para março do próximo ano na Comunidade do Acaba Mundo.

Esse I Encontro foi uma iniciativa do projeto de extensão e pesquisa do Centro Universitário Una – Leia Comunidade, em parceria com a Escola de Design da UEMG, a Faculdade de Arquitetura da UFMG, da Creche Nascer da Esperança, da Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana (Amau), da Fábrica de Hortas e da Prefeitura de Belo Horizonte. Compõem a Comissão de Organização: Rosângela Mendonça (Escola de Design/ UEMG), Ediméia Mello (PPG-GSEDL/ Una), Samantha Nery (Faculdade de Arquitetura/UFMG), Daniela Viegas (Una), Edglenia Nascimento (Susan/ PBH), com o belíssimo apoio da equipe da Creche Nascer da Esperança, vizinha da horta. Foi uma ocasião em que que todos os participantes praticaram a valorização das parcerias, amizades e trocas como recursos para nosso desenvolvimento local sustentável.