Ir para conteúdo

Design, Percepção e Experiência do Usuário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROFESSOR: Caroline Salvan Pagnan (Daniel de Souza Gamarano, doutorando do PPGD, como professor convidado)

DIA: Quarta de 7h50 às 9h30 – 9h40 às 11h20

 

VAGAS: 04

 

CURSOS:  Todos

 

EMENTA

Estabelecimento de relação entre o Design e os aspectos ligados à percepção na construção da experiência de forma ampla aplicado a projetos de design em diferentes âmbitos.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a compreensão acerca dos níveis de percepção, suas conexões sensoriais e as influência exercida na construção da experiência em projeto, indo desde a materialização em projetos físicos até a desmaterialização em projetos digitais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender o conceito de percepção e os níveis em que ocorrem;
  • Aprofundar o entendimento acerca da experiência e em quais âmbitos ela pode ser explorada no desenvolvimento de projetos de Design;
  • Desenvolver a capacidade de refletir a atividade profissional em contexto digital, bem como entender práticas projetuais e principais metodologias utilizadas;
  • Desenvolver a percepção do contexto de desenvolvimento de produtos digitais, entendendo as diferentes abordagens de design;
  • Construir atividade prática para aplicação dos conhecimentos da disciplina em uma situação problema aplicada ao contexto físico e digital.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I – O Design e a Percepção

Principais tópicos a serem abordados:

– Os aspectos sensoriais e a conexão com a percepção

– A percepção e a sintaxe da Linguagem Visual

– Metodologias de avaliação da percepção em projetos de Design

Módulo II – A experiência aplicada ao Design

Principais tópicos a serem abordados:

– O que é a experiência

– Quais os níveis de experiência

– Potencialidade de abordagens de experiência no Design

Módulo III – O Design em contexto digital

Principais tópicos a serem abordados:

– Design Centrado no Usuário

– Experiência do Usuário em contexto digital

– Contexto digital e metodologias ágeis de desenvolvimento

Módulo IV – As muitas abordagens de Design

Principais tópicos a serem abordados:

– UX Design; UX Writing; UX Research; UI Design

– Design em contexto estratégico

– Projeções futuras (novas tecnologias e experiências)

Módulo V – Projeto

Principais tópicos a serem abordados:

– Pesquisa (quali/quanti + desk research)

– Wireframe

– Wireflow

– Protótipo alta fidelidade

 

 

CARGA HORÁRIA

72h

Você está sem conexão com a internet