Ir para conteúdo

Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec)

O CEDTec – Centro de Estudos em Design & Tecnologia surgiu da necessidade de se desenvolver competência na aplicação das tecnologias em projetos de design. Busca complementar e aprimorar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica, o avanço tecnológico e a inovação sustentável em design voltado para processo criativo e inclusivo.

Aprovado pelo Conselho da Escola de Design, em janeiro de 2010, atende as duas linhas de pesquisas aprovadas pelo CNPq, sob a coordenação das professoras Rita Engler e Sebastiana Lana do Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD, da Escola de Design/UEMG.

A atuação do CEDTec está centrada na pesquisa em Design Social e Inclusivo,  e na Inovação de Produtos e Serviços, em parceria com outros centros e instituições. Busca otimizar os recursos tecnológicos e humanos da instituição acadêmica e cooperar com a sociedade, desenvolvendo projetos com foco na inclusão social, na colaboração e na sustentabilidade, em processos e serviços. É membro da REDE DESIS para inovação social e do LeNS – rede para o ensino da sustentabilidade.

O CEDTec atua nos vários níveis de formação de recursos humanos, da iniciação científica à  pós-graduação integrando-se às atividades dos programas dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu da Escola de Design/UEMG – Mestrado  e doutorado em Design e da REDEMAT.

O centro apresenta duas linhas de pesquisa principais (1) Cultura, aspectos socioeconômicos, inclusão, sustentabilidade e gestão da inovação – e (2) Estudo de novos métodos e processos que contribuam para otimização e/ou redução de insumos materiais e energéticos durante o ciclo de vida do sistema produto.  As linhas de pesquisas estão aprovadas pelo CNPq, sob a coordenação da professora Rita de Castro Engler e vice-coordenação da Prof. Sebastiana Luiza Bragança Lana.

Os Grupos de Pesquisa aprovados pelo CNPq “Design, Inovação & Tecnologia – DIT”, “Estudos em Design, Comunidades, Tecnologias Sociais e Iniciativas Sustentáveis (DECTESIS)”, “Design, Identidade e Território”, “Design Inclusivo E Tecnologia Social” compreendem os membros pesquisadores e convidados do CEDTec.

Os projetos são aprovados pelos órgãos de fomento CNPq, CAPES, FAPEMIG, MEC e UEMG, com bolsas de iniciação científica para graduação, bolsas de apoio técnico, bolsas de pesquisadores, entre outras. Os projetos ainda contam com recursos financeiros de equipamentos para a Escola de Design e para o público atendido pelos projetos e programas.

 

 

Coordenação: Dra. Rita de Castro Engler

Vice Coordenação: Dra. Sebastiana Luiza Bragança Lana

Localização: Av. Antonio Carlos, 7545 sala 84

Telefone: (31) 3439-6506

CEDTec – PPGD/ESCOLA DE DESIGN

http://www.ppgd.uemg.br/centros-de-pesquisa/cedtec/

CEDTec – EDUCAÇÃO/FACEBOOK https://www.facebook.com/pages/CEDTec/432282503486251?ref=ts&fref=ts#

E-mail : rita.engler@uemg.br / nadja.mourao@uemg.br / cedtec.uemg@gmail.com

 

 

 

Equipe

Professores: Flávia Miranda, Glauco Honorio Teixeira, Maria Lucia Machado, Nadja Maria Mourão, Suéllen Costa, Tuender Lima, Marcelo Andrade

Bolsistas, monitores e voluntários de graduação: Afonso Henrique Batista da Silva, Andrew Mesquita Assaf, Barbara Cruz , Camila Félix Souza, Carolina Barreto Alves, Giovanna Bayara Nascimento e Aguilar, Gisele Doehler Chaves, Iara Rocha, Isabela Cristina Teixeira Azevedo, Júlia Sifuentes Moreira, Laurene Marquesane Oliveira da Silva, Lígia Mattos Maciel, Larissa Stéphane Silva, MilenaRocha, Nádia da Silva Santana Moura, Nathália Alves Martins, Pâmela Martins de Oliveira, Priscila Martins de Oliveira, Ricardo Luiz Borges Sardinha, Sâmara Ryzza Fraga de Aldemar, Sayara Sophia Rosa Pereira Gil de Menezes, Thais Maria, Vanessa Carolina Lúcio Francisco, Yago Versiani

Alunos da pós-graduação: Ana Cristina Parreiras, Ana Paula Lage, Edson Silva, Flavia Neves de Oliveira Castro, Gabrielle Lana Linhares, Ivy Francielle Higino, Mariah Leite, Rosilene Maciel,  Viviane da Cunha Melo.

Voluntários da pós-graduação: Aline Fonseca, Mariana Laktim.

Professores externos voluntários: Ana Célia Carneiro Oliveira, Fernanda Cibele Meira, Ana Carolina Lacerda, Letícia Guimarães, Marília de Fátima Dutra de Ávila Carvalho.

 

 

LINHAS DE PESQUISA:

  • Cultura, aspectos socioeconômicos, inclusão a sustentabilidade, inclusão e a gestão da inovação

Esta linha busca a formação de um designer mais completo e engajado no processo de inovação dentro das organizações (empresas, ONGs, laboratórios, etc.), e tem como estratégias: (a) análise das relações entre os diferentes atores do processo de inovação; (b) análise das políticas públicas e estratégias empresariais visando a inovação; (c) criação, desenvolvimento e implantação da inovação; (d) co-design de soluções que permitam a inclusão de todos de maneira sustentável e equivalente.

 

  • Estudo de novos métodos e processos que contribuam para otimização e/ou redução de insumos materiais e energéticos durante o ciclo de vida do sistema produto

Esta linha tem como estratégias: (a) O diagnóstico sobre escolha de materiais para o melhor desempenho de um produto final, (b) O diagnóstico sobre o tipo de processo de fabricação e (c) A aplicação da relação Design versus Materiais através dos conceitos adquiridos nas etapas anteriores.

As linhas de pesquisa estabelecem a interface com as áreas dos cursos de Design de Produto, Design Gráfico, Design de Ambientes e Artes Visuais – Licenciatura, além dos temas e áreas do PPGD (design, inovação e sustentabilidade).

Podem ser citadas: Design social, Design e inovação, Design e Tecnologia, Design e urbanismo, Design universal e inclusivo, Design e sustentabilidade, Design, Cultura e Museologia, Educação Ambiental, Inovação Social, Projetos de design em sistemas.

 

 

PROJETOS DE PESQUISAS e EXTENSÃO (2012/2017)

LINHA DE PESQUISA 1:

Pesquisas para a graduação:

  1. O uso do Design como ferramenta para melhoria das condições de trabalho dos catadores.
  2. Design e inovação: o conceito de comunidades criativas como indutor para o desenvolvimento sustentável.
  3. A identidade cultural de comunidades de Nova Lima: o design aplicado na valorização do artesanato e do turismo sustentável.
  4. Comunidades Criativas das Geraes: Uma Abordagem de Food Design.
  5. A iconografia da paisagem urbana na construção de marcas territoriais: um estudo na capital mineira. Orientador – Rosilene Conceição Maciel.
  6. Arte e Design no Museu: O Circuito Cultural Praça da Liberdade. Orientador – Marília de Fátima Dutra de Ávila Carvalho.
  7. Pode o Ecodesign ser considerado coadjuvante para a compreensão dos mineiros acerca da Ecologia Industrial? Orientador – Glauco Honório Teixeira.
  8. Design Sistêmico Aplicado em Tecnologia Social: uma prática de produção artesanal para o turismo mineiro. Orientador – Nadja Maria Mourão.
  9. Design digital para inclusão de deficientes auditivos. Coordenação – Rita de Castro Engler/ orientador: Nadja Maria Mourão.
  10. Artes visuais e a inclusão de deficientes auditivos. Orientador: Marília de Fátima Dutra de Ávila Carvalho; Coorientador: Nadja Maria Mourão. Pesquisa TCC – Artes Visuais Licenciatura: Flavia Neves.
  11. Design e Intervenção Urbana: um estudo sobre a metrópole mineira. Orientador – Nadja Maria Mourão.
  12. Tecnologia Social e Design para todos: Estudo para inclusão social e concepção de empreendimentos criativos. Orientador – Nadja Maria Mourão.
  13. Design para idosos no varejo de alimentos. Coordenador – Rita de Castro Engler.
  14. Food Design e Empreendedorismo. Coordenador – Rita de Castro Engler/ Orientador – Rosangela Miriam.
  15. Design Social: Análise do Ambiente em função da memória cultural. Orientador – Ana Célia Carneiro.
  16. Teconologia Social e Design Participativo: estudos para estimular elaboração e gestão de empreendimentos sociais (Edital 07.2016 PIBIC-Fapemig. Ano: 2017-2018).
  17. Design e Tecnologias Sociais aplicadas à gestão social e políticas públicas (Edital 03/2017 – PAPq/ UEMG).
  18. Centenário do Congago em Mocambeiro/Matozinhos (Edital 03/2017 – PAPq/Uemg).
  19. Design e Inteligência Coletiva: um estudo sobre o reaproveitamento de resíduos (Edital 07/2016 – PIBIC/Fapemig/Uemg Anos: 2017/2018).

 

 

Projetos de Extensão:

Programa Comunidades Criativas Das Geraes – PROEXT

O Programa Comunidades Criativas das Geraes visa à aplicação de um conjunto de ações baseadas no conceito inovador de Comunidades Criativas, como intuito de promover a integração e o beneficiamento dos indivíduos em seu território por meio de experiências, trocas e dinâmicas culturais, entendendo a criatividade como catalisadora do processo de desenvolvimento sustentável.  O modelo piloto do programa foi desenvolvido com comunidades do município de Nova Lima/MG, atuando principalmente na região central e no Distrito de São Sebastião das Águas Claras. Atualmente, busca-se atender aos Municípios de Matozinhos e Brumadinho.

  1. Design em Matozinhos: Promoção da Identidade, Cultura e Turismo Local. Coordenação: Rita Engler/Nadja Mourão. 02 bolsas extensão – Sec.Mun.Cultura.
  2. Arte e Sustentabilidade: oficinas educacionais. Coordenação: Rita Engler/Nadja Mourão. Parceria: Gráfica O Lutador e Prefeitura de Matozinhos.
  3. Vire e Anote. Coordenação: Rita Engler/Nadja Mourão. Parceria: Gráfica O Lutador.
  4. Comunidade Quilombola de Felipe: sabores da terra (Projeto Fóruns Estaduais – Parceria: Emater/MG e Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Amparo).
  5. Librário – Oficinas e aplicativo (Projeto Uemg/CEDTec)
  6. Ofícios Femininos: oficinas de artesanato e sustentabilidade, diálogos educacionais e ambientais (Edital PAEx – 01/2015).
  7. Design: um estudo das ferramentas lúdicas para recuperação e resocialização dos familiares dos apenados  –  (Parceria com a APAC Itaúna e CEDTec)
  8. Ladrilhos Hidraulicos em Belo Horizonte – coordenação Rita Engler
  9. Reaproveitamento de resíduos : Ferrous ( parceria CEDTec – empresa Ferrous e Prefeitura de Jeceaba) oficinas que utilizam pallets para a produção de mobiliário e peças de decoração.
  10. RECOISAR – programa de Lixo Zero em Santa Tereza ( parceria com a FUNED, CEDTec e a UFMG a EMPLO)para a reutilização de partes de mobiliários descartados para a construção de novos modelos que atendam aos anseios alunos, professores e funcionários da EMPLO.
  11. Food Design KAYMANDI – Africa do sul – projeto realizado na comunidade de Kayamandi que utiliza de princípios de Food design para geração de renda
  12. Remodelagem do espaço de arte e loja da Universidade de Stellenbosh na Africa do Sul – a Galeria de artes e a loja da SU ganharam um novo projeto que foi idealizado pelas profissionais de Design de ambientes do CEDTec a partir das demandas levantadas pelas Profs. Rita Engler e Elmarie Costandius
  13. Um estudo das ferramentas lúdicas para recuperação e ressocialização dos familiares dos apenados.

 

 

Pesquisas para o PPGD:

  1. Sustentabilidade com Resíduos Vegetais na produção artesanal: Uma prática em Design Sistêmico em Chapada Gaucha – Pesquisador: Nadja Maria Mourão e coorientador: Rita de Castro Engler.
  2. Comunidades Criativas: o papel estratégico do designer – Raquel Brito Montenegro Campos
  3. Moda e modernidade: um estudo da moda em Minas Gerais na busca de traços que marcam sua identidade através das obras do Ronaldo Fraga. Pesquisador – Barbara Dias Lage.
  4. Design e identidade cultural: Desenvolvimento sustentável do artesanato de Nova Lima. Pesquisador – Daniela Menezes Martins.
  5. Mapeamento da Cadeia de Valor de joias na perspectiva da inovação e da sustentabilidade com foco no comércio Justo. Pesquisador – Paulo Armando Ferrara de Carvalho Barbosa.
  6. Design Inclusão Digital. Pesquisador – Antonnione Franco Leone Ribeiro.
  7. Design e Metrópole: uma prática de sustentabilidade de inovação social. Pesquisador – Thabata Regina de Souza Brito.
  8. Design de Serviços e os designers. Pesquisador – Simone Souza de Oliveira.
  9. Design Social. Pesquisador: Gabriela Reis Chaves Martins.
  10. Design process for social innovation. Parceria com Politenico di Turino. Pesquisador – Franscesco
  11. Sistemic Design and Comunidades Criativas. Parceria com Politenico di Turino. Pesquisador – Massimiliano Cavallin.
  12. Innovation in Design Education: an systemic design approach. Parceria com Politenico di Torino. Pesquisador – Patrícia Delgado.

 

 

LINHA DE PESQUISA 2

  1. Uso da Tecnologia do Infravermelho como Ferramenta Adicional para Caracterização de Materiais Utilizados em Design de Produtos – Coordenadora Sebastiana Luiza Bragança Lana.
  2. Uso da Tecnologia do Infravermelho como Ferramenta para Medida da Condutividade Térmica em Materiais Diversos – Coordenadores Sebastiana Luiza Bragança Lana e José Nunes Filho.
  3. Sugestão de Área de Concentração e Linhas de Pesquisa para a Implantação do Doutorado em Design na UEMG – Orientadora Sebastiana Luiza Braganca Lana.
  4. Biojoias: Aperfeiçoamento das Técnicas de Acabamento Decorativo em Sementes Brasileiras para o Aumento da Competitividade no Setor do Artesanato – Orientadora Sebastiana Luiza Bragança Lana. Pesquisador: Lia Paletta Benatti.
  5. Superfícies de um lugar: proposição de método de ensino para design de superfície a partir de valores culturais brasileiros. Orientadora Sebastiana Luiza Bragança Lana. Pesquisador: Iara Aguiar Mol.
  6. Processos Metodológicos para a Prática de Projetos de Design em um Contexto Sustentável – Orientadora Sebastiana Luiza Bragança Lana. Pesquisador: Akemi Ishihara Alessi.
  7. Materiais de Mudança de Fases Aplicados no Design de Tecidos Inteligentes – Coordenadora Eliane Ayres.
  8. Aumento da Integração entre Materiais e Design como Subsídio para Projeto de Produto – Coordenadora Eliane Ayres.
  9. Compósitos para Indústria Calçadista – Orientadora Eliane Ayres. Pesquisador: Ana Paula Pereira.
  10. Estudo das Viabilidades Técnicas da Fibra In Natura do Curauá (Ananas Erectifolius) para Obtenção de Conforto Térmico – Orientadora Rosemary Bom Conselho Sales. Pesquisador: Orlando Gama Silva Júnior.
  11. Avaliação da Condutividade Térmica de Sistemas Compostos: Uma Contribuição para o Design do Conforto – Orientadora Rosemary Bom Conselho Sales. Pesquisador: Paula Glória Barbosa.
  12. Avaliação da percepção dos usuários sobre a comunicação da sustentabilidade em produtos: o modelo Persus. Coorientação: Sebastiana Lana. Pesquisador – Ivan Mota.
  13. Encaixes de Madeira: Design e Técnicas de Caracterização – Orientador Antonio Valadão. Coorientadora Rosemary Bom Conselho Sales. Pesquisador: Romeu Rodrigues Pereira.Orientador: Sebastiana Lana. Pesquisador – Iara Mol.

 

 

LIVROS E OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CEDTEC

ENGLER, R. C.; MOURÃO, N. M. Design, artesanato e empreendimentos criativos: caminhos para sustentabilidade. In: Alfredo Jefferson de Oliveira; Carlo Franzato; Chiara Del Gaudio. (Org.). Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. 01ed.São Paulo: Blucher, 2017, v. 1, p. 308-323. DOI: 10.5151/9788580392661-24 (Capítulo) ID: 10006

SEDRICK, Greg; MORSE,Lucy; ENGLER, Rita de Castro. Strategic Planning. In The American Society for Engineering Managemnt. A Guide to the Engineering Management Body of Knowledge (3rd Edition)., ASEM Rolla: Hiral Shah, 2012. p.73-106. Novas edições atualizadas publicadas em 2015 e 2018.

ENGLER, Rita de Castro. (Org.). Design Participativo: Uma Experiência no Vale do Jequitinhonha. Barbacena: EdUEMG, 2010. ISBN: 978-85-62578-06-9. 111 p. Disponível em: <http://www.slideshare.net/narf2916/design-participativo-by-ana-luiza-freitas-lia-krucken-rachel-montenegro-rita-engler>. Acesso em: 20 set. de 2013.

ENGLER, Rita de Castro (org). Relatório de Sustentabilidade da ED/UEMG ano base 2011 (CD) Equipe: Nadja Mourão, Daniela Martins, Leandro Rocha, Marcela Melo, Marcello Tostes, Thabata Brito e Maximiliano Cavallin. Belo Horizonte: Escola de Design, 2012. Disponível em: < http://issuu.com/marcello.cocu/docs/ed.uemg-rel_sus_2011>. Acesso em: 20 set. 2013.

MARTINS, Daniela Menezes; ENGLER, Rita de Castro. Catálogo Artesania Águas Claras. Belo Horizonte, 2013.

MOURÃO, Nadja Maria. Espécies vegetais do cerrado: materiais para produção artesanal. Belo Horizonte: Emcomum Estúdio Livre ltda, 2013. 47p. ISBN: 978-85-98387-19-2.

ENGLER, Rita de Castro; MOURÃO, Nadja Maria; MARTINS, Daniela Menezes (Org.). Saberes e Sabores das Geraes. Barbacena: EDUeng, 2014. 60p. ISBN: 978-85-62578-48-9.

 

INFORMAÇÕES E PUBLICAÇÕES NA INTERNET:

Relatório de Sustentabilidade da Escola de Design: http://issuu.com/marcello.cocu/docs/ed.uemg-rel_sus_2011?e=6477561/5258723

Comunidades Criativas das Geraes: https://www.facebook.com/comunidadescriativas?fref=ts

Agenda Acadêmica Design & Cia – informações de eventos e publicações: https://www.facebook.com/groups/613896145295405/

Tecnologia Social e Design para todos: https://www.facebook.com/pages/Tecnologia-Social-e-Design-para-todos/446994432050001

Design Inclusivo: Deficientes Auditivos: https://www.facebook.com/pages/Design-inclusivo-deficientes-auditivos/1533254720220456?ref=ts&fref=ts

Rede DESIS: http://www.desis-network.org/content/cedtec-%E2%80%93-design-and-technology-study-center

LeNS learning network on sustainability International: http://www.lens-international.org/

Você está sem conexão com a internet