Ir para conteúdo

Secretaria Acadêmica

A Secretaria Acadêmica de Graduação tem como função a gestão dos registros acadêmicos, como processos de matrícula e registro em disciplinas do corpo discente; emissão de documentos, como declarações, históricos escolares e diplomas; preparo de diários eletrônicos para professores; gestão de arquivo de registro acadêmico dos alunos; e lançamento de notas. A equipe atende as mais diversas solicitações de natureza acadêmica, coordenando, disciplinando, orientando, supervisionando e sistematizando os registros acadêmicos dos alunos.

 

Secretário geral: William Martins Leal

Localização: Av. Pres. Antônio Carlos, 7545, Hall

Horário de atendimento: 9:30 às 12:30h e das 13:30h às 19h30min, de segunda a sexta-feira.

Contato: (31) 3439-6501

Email: secretaria.design@uemg.br

 

Serviços

Requerimentos

Solicitações para trancamento de matrícula, transferência de curso/turno, afastamento, dispensa de disciplinas, solicitação de colação de grau, diploma e documentos escolares são realizados presencialmente na Secretaria Acadêmica da Escola de Design. Consulte o guia acadêmico para mais esclarecimentos sobre os procedimentos da Universidade. 

 

Emissão de documentos escolares

A Secretaria Acadêmica realiza a emissão de documentos escolares, tais como histórico escolar e declarações, mediante requerimento presencial e de acordo com a tabela de serviços Colocar link para a tabela de serviços de 2018 estipulada pela UEMG. Para efetivação do pagamento de serviços sobre os quais há cobrança de taxa, é preciso emitir um DAE – Documento de Arrecadação Estadual.  Acesse o tutorial para saber como emitir o DAE. Entre em contato com a Secretaria Acadêmica  para verificar os prazos para emissão de documentos escolares.

 

Matrícula

A matrícula inicial para calouros é realizada mediante requerimento e documentação exigida pela legislação. Informações sobre os procedimentos podem ser encontrados no site da Universidade do Estado de Minas Gerais. A matrícula deve ser renovada no início de cada semestre, de acordo com o calendário acadêmico da universidade, conforme divulgação da Secretaria Acadêmica da Escola de Design.

A rematrícula para alunos veteranos acontece em duas etapas: uma primeira etapa online e uma etapa presencial. A etapa online consiste na matrícula em disciplinas regulares/obrigatórias pelo WebGiz e em disciplinas optativas pelo site da Escola de Design. A etapa presencial consiste no comparecimento na Secretaria Acadêmica, em data previamente divulgada, para conferência e confirmação da matrícula online.

Caso o aluno esteja impedido de comparecer presencialmente na data da confirmação presencial da rematrícula, poderá realizar sua rematrícula através de procuração preenchida à mão e assinada pelo aluno conforme modelo disponibilizado no site da Escola de Design, sem necessidade de autenticação em cartório. É preciso apresentar documentação – xerox da carteira de identidade do aluno e do procurador. Faça o download do modelo de procuração.

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Segundo a lei federal n° 12.089 de 11 de novembro de 2009 é proibido ao estudante ocupar 2 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior.

 

Quais são as formas de ingresso?

  1. Pelo Sisu, de acordo com as diretrizes do MEC e da Universidade do Estado de Minas Gerais.  http://www.uemg.br/graduacao/estude-na-uemg
  2. Através de obtenção de novo título, que é um processo destinado aos interessados que já possuem diploma de curso superior de graduação. Para mais informações, consulte o edital disponível no site da Universidade do Estado de Minas Gerais.
  3. Através de transferência, que é um processo destinado aos interessados que já estejam matriculados em cursos da UEMG e/ou em outras instituições de ensino superior. Consulte o calendário acadêmico da UEMG e verifique edital na página da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Mais informações: http://www.uemg.br/graduacao/estude-na-uemg

Como a matrícula acontece?

A matrícula inicial para calouros é realizada mediante requerimento e documentação exigida pela legislação. Informações sobre os procedimentos podem ser encontrados no site da Universidade do Estado de Minas Gerais. A matrícula deve ser renovada no início de cada semestre, de acordo com o calendário acadêmico da universidade, conforme divulgação da Secretaria Acadêmica da Escola de Design.

A rematrícula para alunos veteranos acontece em duas etapas: uma primeira etapa online e uma etapa presencial. A etapa online consiste na matrícula em disciplinas regulares/obrigatórias pelo WebGiz e em disciplinas optativas pelo site da Escola de Design. A etapa presencial consiste no comparecimento na Secretaria Acadêmica, em data previamente divulgada, para conferência e confirmação da matrícula online.

Caso o aluno esteja impedido de comparecer presencialmente na data da confirmação presencial da rematrícula, poderá realizar sua rematrícula através de procuração preenchida à mão e assinada pelo aluno conforme modelo disponibilizado no site da Escola de Design, sem necessidade de autenticação em cartório. É preciso apresentar documentação – xerox da carteira de identidade do aluno e do procurador. Faça o download do modelo de procuração.

 

Como faço a matrícula online?

Para realizar a matrícula em disciplinas regulares/obrigatórias, você deve acessar a plataforma Web Giz durante o período determinado pelo calendário acadêmico. Acesse o tutorial com o passo-a-passo da matrícula.

Para realizar a matrícula em disciplinas optativas, você deve acessar o site da Escola de Design e no canto esquerdo superior, inserir o mesmo usuário e senha que utilizou para a Web Giz. Durante o período de matrícula em disciplinas optativas, o link para matrícula é disponibilizado no banner da homepage do site. O aluno deverá optar pela(s) disciplina(s) e preencher um formulário com seus dados. O aluno receberá um email automático com a confirmação da sua matrícula em disciplina optativa.

 

Por que devo fazer a matrícula presencial?

A matrícula presencial é a confirmação da matrícula feita de modo online. Nos dias estabelecidos pelo calendário acadêmico, o aluno deverá comparecer à Secretaria para assinar seu requerimento e receber seu comprovante de matrícula.

 

Como se dá a distribuição de vagas para as disciplinas optativas?

  • Durante o período da matrícula online em disciplinas optativas, cada curso da Escola de Design tem direito a 1/4 das vagas oferecidas. Ou seja, uma disciplina optativa com 12 vagas, mantém a reserva de 3 vagas para alunos de cada um dos cursos oferecidos pela ED. Após o término do período da matrícula online, caso haja vagas remanescentes, elas poderão ser ocupadas por alunos de quaisquer cursos, independente da reserva inicial de vagas.
  • Só serão aceitas as matrículas de alunos a partir do 3º período.
  • Não poderá haver sobreposição de horário entre disciplinas cursadas por um aluno (nem com outras optativas, nem com as regulares).
  • Cada aluno poderá cursar, no máximo, três disciplinas optativas por semestre.

 

Como acontece o trancamento de matrícula?

Entende-se por trancamento de matrícula a interrupção total das atividades escolares, a pedido do estudante, de maneira formalizada na Secretaria Acadêmica. O trancamento de matrícula tem validade para o semestre letivo vigente e pode ser requerido após a matrícula, de acordo com o calendário acadêmico. O período de trancamento não é computado no prazo de integralização curricular. A solicitação deve ser feita presencialmente na Secretaria Acadêmica, mediante requerimento por escrito.

 

Como posso ser dispensado(a) de uma disciplina?

O aluno pode solicitar dispensa de disciplina(s), desde que já a tenha cumprido com aprovação, em outra instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo sistema de Ensino Superior competente. O requerimento deve ser feito presencialmente na Secretaria Acadêmica durante período determinado pelo calendário acadêmico da universidade. O requerimento deve ser anexado à seguinte documentação:

  • Histórico escolar original correspondente às disciplinas cumpridas na instituição de ensino superior de origem.
  • Cópia dos programas de ensino e/ou ementas das disciplinas autenticadas pela instituição de ensino superior de origem.

Nota: O aluno deverá continuar cursando a(s) disciplina(s) enquanto aguarda a resposta do seu pedido de dispensa.

 

Como posso mudar de turno?

Os alunos interessados deverão comparecer presencialmente na Secretaria Acadêmica e preencher requerimento próprio, com justificativa e apresentando documentos comprobatórios. O atendimento da solicitação depende de análise documental e da disponibilidade de vaga.

 

É possível mudar de curso dentro da Escola de Design ou dentro da UEMG?

Sim, é possível. O processo acontece através de transferência, que é um processo destinado aos interessados que já estejam matriculados em cursos da UEMG e/ou em outras instituições de ensino superior. Consulte o calendário acadêmico da UEMG para o período de transferência e verifique edital na página da Universidade do Estado de Minas Gerais para verificar a disponibilidade de vagas nas unidades.

 

Como posso perder o registro acadêmico ou vínculo com a UEMG?

  • Caso o aluno solicite o cancelamento da matrícula;
  • Caso o aluno não renove a matrícula semestralmente;
  • Caso o aluno seja infrequente em todas as disciplinas em que esteve matriculado no semestre ou período, desde que a perda de frequência não tenha sido causada por aplicação de pena de suspensão;
  • Caso o aluno apresente rendimento global insuficiente em três semestres ou períodos consecutivos, conforme critérios estabelecidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • Caso o aluno ultrapasse o tempo máximo de integralização do curso, não computados os períodos de trancamento total da matrícula.

Consulte o guia acadêmico para mais esclarecimentos sobre os procedimentos da Universidade.

 

Qual a frequência mínima exigida?

É obrigatória, por parte dos alunos, a frequência às aulas. Será reprovado o aluno que não cumprir com a frequência mínima de 75% das aulas. Consulte o guia acadêmico para mais esclarecimentos sobre os procedimentos da Universidade.

 

 

Como posso justificar faltas?

Não existe abono de falta. Em caso de necessidade de afastamento, o aluno deverá entregar à Secretaria Acadêmica, o mais rápido possível, os documentos legais (atestado médico) e preencher requerimento para que o coordenador de curso tome as devidas providências. Consulte o guia acadêmico para mais esclarecimentos sobre os procedimentos da Universidade.

 

Tenho direito a revisão de notas em atividades avaliativas?

Ao estudante é assegurado o direito de revisão de provas e trabalhos escritos, desde que requerida no prazo de 30 (trinta dias) após a divulgação do resultado final. Consulte o guia acadêmico para mais esclarecimentos sobre os procedimentos da Universidade. 

 

Do que depende a conclusão de curso?

O aluno conclui o curso superior após a integralização de todos os componentes curriculares. Consulte o guia acadêmico para mais esclarecimentos sobre os procedimentos da Universidade.

 

Como posso solicitar a colação de grau?

Após a conclusão do curso é dever do aluno procurar a Secretaria Acadêmica para solicitar a sua colação de grau. A colação de grau é a última etapa obrigatória para conclusão do curso.

 

Como posso solicitar o diploma?

O aluno só poderá solicitar seu diploma de graduação junto à Secretaria Acadêmica, se o mesmo tiver colado grau e estiver em situação regular junto ao Enade.

 

Como solicitar afastamento devido ao serviço militar obrigatório?

O aluno poderá ter tratamento excepcional mediante justificativa emitida pela autoridade competente.

 

Como solicitar afastamento devido à gestação ou licença maternidade?

A partir do oitavo mês de gravidez, a gestante estará amparada por lei federal que prevê um regime especial de atendimento. O prazo de licença maternidade aceito pelo UEMG é de 90 (noventa) dias.

Você está sem conexão com a internet