Abertura da Edição 2019 do Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG – Campus BH

A 21ª edição do Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG apresentou um formato novo, dando autonomia às diferentes unidades para planejar e realizar o compartilhamento de seus projetos.

O Campus-BH, constituído pelas unidades Escola de Design, Escola Guignard, Escola de Música, Faculdade de educação e Faculdade de Políticas públicas, teve a oportunidade de promover o encontro de pesquisadores e extensionistas de suas unidades, entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, num único local – o Espaço Cultural Escola de Design UEMG, na praça da Liberdade. Foram 214 inscrições antecipadas on-line para apresentação de projetos entre estudantes e professores e além das mais de 220 inscrições presenciais como ouvintes ou apresentação.

A organização do evento foi resultado da articulação conjunta dos coordenadores de extensão e pesquisa das unidades: Yuri Simon da Silveira e Luiz Henrique Ozanan de Oliveira – Escola de Design; Míriam Bastos Rocha e Ulisses Coutinho Amaral – Escola de Música; Fabíola GonçalvesGiraldi e Daniela Goulart Peres – Escola Guignard; Simone Medeiros de Carvalho e Danielle Lameirinhas Carvalhar – Faculdade de Educação; Renato Francisco dos Reis, Miriam de Castro Postas e Gustavo Rodrigues Cunha – Faculdade de Políticas Públicas. O prof. Yuri Simon, que também atua como gestor do Espaço Cultural Escola de Design – UEMG se responsabilizou pela coordenação geral.

A programação se distribuiu nos quatro dias do evento de maneira eclética, mesclando apresentações de projetos com atrações culturais e mesas redondas. O resultado foi um encontro informal, divertido, mas sem perder o caráter cientifico de um evento desse porte, sendo bastante rico quanto às interlocuções proporcionadas.

Professores e alunos, na maioria voluntários trabalharam no credenciamento e ao longo de todos o evento

Na quarta feira dia 30/10 duas mesas redondas precederam a abertura oficial do evento. Com os temas Desconstruindo estereótipos na mediação em artes visuais, na parte da manhã, e Fic no campus formação inicial e continuada de professores: ação de comemoração dos 30 anos da UEMG em defesa da Universidade pública, no período da tarde, professores de todas as unidades, convidados e ouvintes debateram sobre os assuntos apresentados.

Na abertura oficial do Seminário P&E os participantes foram recebidos ao som da Big Band da Escola de Música. A cerimônia de abertura contou com a presença da Pró-Reitora de Pesquisa Magda Chamon e do Pró-Reitor de Extensão professor Moacyr Laterza que também representaram a Reitora Lavínia Rodrigues. Após a execução do Hino Nacional na clarineta pelo estudante Clayton Andrade da Escola de Música, o palestrante convidado prof. Mário Santiago (ex-professor da Escola de Design), realizou uma simpática analogia entre a UEMG nos seus 30 anos e as características da mulher de 30 anos conforme apresentadas pelo escritor francês Honore de Balzac (1799-1850) em seu famoso romance de 1831-1832.

Presença do Pró-reitor de extensão prof. Moacyr Laterza e da pró-reitora de Pesquisa prof. Magda Chamon, o estudante da ESMU Clayton Andrade executou o hino Nacional em clarineta

Big Band da Escola de Música recebeu os convidados a partir da 18h no Espaço Cultural

Prof. Mário Santiago de Oliveira recebe homenagem das mãos da funcionária Janaina Cadar e parte do público presente à cerimônia de abertura do P&E