Aluno da Escola de Design é premiado no Festival Internacional de Curta metragem com cartaz afro futurista

Paulo Mendonça é um jovem mineiro nascido em Itabirito e formando em Design Gráfico pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ele é o autor do cartaz do curta metragem NEGRUM3, produzido e dirigido em 2018 por Diego Paulino, apresentado na 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes e depois concorrente, e vencedor, do 8º Curta Brasília, festival internacional de curta-metragem.

Convidado pelo próprio Diego Paulino, Paulo Mendonça criou o cartaz com base em suas pesquisas afro futuristas, integrando os personagens do curta, que trazem uma reflexão sobre a vida de jovens negros homossexuais na cidade de São Paulo, ao universo da ficção científica:

“Eu procurei contemplar os personagens do curta que são pessoas reais com um pouco de fantasia, surrealismo e até mesmo tradição afro-religiosa. A partir de fotos de backstage e de cenas do filme, fui inserindo esses personagens em um contexto futurista, adicionando elementos característicos dessa narrativa visual como naves espaciais, tecnologia, planetas e astros luminosos”.

.

Durante o Festival Curta Brasília são concedidos prêmios em várias categorias. Nesta oitava edição, o filme para o qual o cartaz foi criado – NEGRUM3, dirigido por Diego Paulino, foi o vencedor da Mostra Nacional e recebeu, além do prêmio de 6 mil reais, o Troféu Curta Brasília. Segundo o Júri Oficial a premiação foi concedida pela articulação ousada e inventiva dos elementos da linguagem cinematográfica, pela ampliação de debates sobre temáticas cada vez mais urgentes e relevantes na contemporaneidade, pela denúncia, mas principalmente pelas abordagens de empoderamento e resistência.

Para ver o trailer de NEGRUM3 acesse:

Por sua vez, o cartaz criado por Paulo Mendonça recebeu o Troféu CURTA CARTAZ DO CURTA, concedido ao melhor cartaz nacional do 8º Curta Brasília escolhido pelo júri popular mediante votação online.

Veja entrevista especial de Paulo Mendonça ao Mais Minas em: