O LEMP, Laboratório de Ensaios, Modelagem e Prototipagem, sempre esteve presente e atuante no cotidiano da escola. Antes conhecido como Oficina, o Laboratório veio ao longo do tempo ganhando a forma que hoje apresenta.
Hoje o LEMP oferece à comunidade acadêmica conhecimentos práticos e teóricos em múltiplas áreas (Marcenaria, Usinagem, Fundição, Vacuum forming, Fibra de Vidro, Serralheria) de forma a enriquecer os saberes adquiridos e estimular a criatividade e curiosidade de alunos e docentes.
Pensado como um espaço aberto ao novo, o LEMP disponibiliza sua estrutura física e intelectual a toda a Escola de Design, auxiliando com orientações técnicas, do desenvolvimento de projetos à sua execução.
As portas do Laboratório estão sempre abertas! Traga sua ideia, este é o espaço para fazê-la acontecer.
Coordenação: Prof. Yrurá Garcia Júnior
Telefone: 3439- 6504
E-mail: lemp.design@uemg.br
Localização: R. Gonçalves Dias, 1434 – Lourdes, Belo Horizonte – 1º andar
EQUIPE
Professor – Disciplinas no LEMP – Cursos
Prof. Yrurá Garcia Junior – Coordenador do LEMP
Optativa: Práticas Fundamentais em Madeira – Todos os Cursos
Optativa: Práticas Fundamentais em Metais – Todos os Cursos
RTRID – Design de Produto
Prof. Carlos Alberto Silva de Miranda
Práticas Projetuais – Construção de modelos e protótipos – Curso Design de Produto
Prof. Fernando Monteiro de Barros Filho
Optativa: Práticas Fundamentais em Madeira – Todos os Cursos
Optativa: Práticas Fundamentais em Metais – Todos os Cursos
RTRID – Design de Produto
Prof. Marcus Paulo Santos Brandão
Optativa: Práticas Fundamentais em Madeira – Todos os Cursos
Optativa: Produção de Sistemas Estruturais no Design – Todos os Cursos
Prof. Romeu Rodrigues Pereira
RTRID – Design de Produto
Optativa: Maquete de Móveis e Espaços Arquitetônicos – Todos os Cursos
Optativa: Práticas Fundamentais em Madeira – Todos os Cursos
Optativa: Práticas Fundamentais em Metais – Todos os Cursos
ATIVIDADES:
Marcenaria
A marcenaria trabalha o uso de madeiras ou chapas industrializadas [MDF] para a confecção de produtos para os mais diversos segmentos, como: moveleiro, de decoração etc.
Esta atividade permite o contato e manuseio de ferramentas manuais e elétricas, além de conhecimentos sobre múltiplos materiais e suas aplicações, transformando matéria-prima em uma infinidade de produtos.
Usinagem
Usinagem é o processo de desbaste em uma peça de metal ou não, dando a ela uma forma. A matéria bruta pode ser trabalhada por máquina ou ferramenta em processos de furação, torneamento, serramento, entre outros.
No LEMP é permitido o contato com uma gama ampla de ferramentas e maquinário capaz de permitir o desenvolvimento de peças para os mais variados fins, em diversos materiais.
Fundição
No LEMP, também se trabalha a fundição, com foco no alumínio, com vazamentos em moldes para a fabricação dos mais diversos produtos como peças, objetos de decoração, joias, etc.
O processo trabalhado no Laboratório consiste no uso de moldes (que são o negativo da peça a ser produzida), podendo ser, por exemplo, de madeira, colocado em uma caixa com areia deixando-se dois canais, o de vazamento e o de alimentação. Após o aquecimento e secagem do molde de areia, o modelo é retirado e é vazado o metal fundido que formará a peça.
Vacuum Forming
A Termoformagem ou Vacuum Forming é um processo de moldagem de baixo custo com grande precisão técnica na produção de peças. Consiste no aquecimento de uma placa termoplástica plana, previamente estruturada, a fim de que amoleça sobre um molde macho para que o material adquira o contorno da peça. Este é um processo econômico e simples de transformação de plásticos, sendo muito utilizado para produção de quantidades grandes ou pequenas, mas que exigem precisão, beleza, durabilidade, resistência e opções de design.
Fibra de Vidro
O PRFV, Polímero Reforçado com Fibra de Vidro é um material composto de finíssimos filamentos de vidro que adicionado à resina poliéster, por exemplo, transforma-se na popularmente conhecida Fibra de Vidro.
O PRFV é leve, não enferruja, tem grande resistência a impacto, à tração e flexão, além de não ser conduzir eletricidade. Devido ao baixo custo, possibilita um volume reduzido de produção, e por ser dinâmico possibilita a fabricação de peças de múltiplos tamanhos e complexidades.
Serralheria
O trabalho na serralheria consiste no desenvolvimento de cortes, dobramento, rasgos, entalhes, desabes, furações e soldas em metais como ferro, aço, alumínio, produzindo uma gama incontável de peças para os mais variados fins: mobiliário, construção civil, automobilístico, decoração etc.
No Laboratório estão disponíveis diversas máquinas e ferramentas acessíveis ao uso para a produção de protótipos ou outros trabalhos direcionados à confecção de peças para as demandas acadêmicas dos estudantes da Escola de Design.
PROJETOS – Extensão
- Projeto Construções Modulares Sustentáveis
Projeto de Sistema Modular de Construção completo (estrutura/ alvenaria/ acabamento), passível de desmontagem; composto de elementos/ módulos/ unidades construtivas a serem produzidas originalmente em concreto moldado; conceito de baixo impacto ambiental, baseado na substituição do aço estrutural pelo bambu.
- Block Food
Sistema de produção de refeições com base em criogenia alimentar que é recuperado por meio de fornos combinados que utilizam tecnologia IoT ligados à nuvem.
- Biofloat
Estudo de viabilidade e inovação e planejamento industrial.
PROJETOS – Pesquisa
- ECO3 Energia
Programa de desenvolvimento de tecnologias orientadas ao bem-estar animal e produtividade agroindustrial;