Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT)

O NIT-UEMG Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia é órgão estratégico da UEMG responsável pela condução dos processos de proteção legal das criações intelectuais desenvolvidas no âmbito da Universidade, por contribuir com o desenvolvimento dos processos de inovação tecnológica e por zelar pela Política de Inovação Institucional (Resolução CONUN UEMG Nº369/2017).

Inserir PDF da Resolução

Foi instituído para incentivar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica bem como regulamentar as atividades intrínsecas neste ambiente: propriedade intelectual, empreendedorismo e transferência de tecnologia. Em síntese, promover a inserção das tecnologias desenvolvidas na Universidade (produtos, processos, obras e demais), no mercado.

Submete-se ao marco legal instituído na Constituição Federal, artigos 218 e 219, na Lei de Propriedade Industrial (Lei 9279/96), na Lei de Inovação (Lei 10.973/04), no novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia & Inovação (Lei 13.243/16), Decreto 9283/18, Lei Mineira de Inovação (Lei 17.348/08) e Decreto Estadual 47.442/18, dentre outras leis.

O NIT tem como finalidade: propor políticas institucionais de inovação científica, tecnológica e de proteção dos direitos de propriedade intelectual da UEMG, nos termos da legislação vigente; assegurar a proteção das inovações e criações intelectuais desenvolvidas no âmbito da UEMG; auxiliar e intermediar as negociações de transferência de tecnologia e licenciamento resguardando os direitos da UEMG; promover a integração da Universidade com o setor privado para a geração e transferência de tecnologia; implantar procedimentos de inovação experimental junto a parceiros externos, empresa e instituições de pesquisa (Resoluções CONUN UEMG Nº240 e 239/2011).

O Núcleo de Inovação conta com equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de gestão, jurídica e técnica, que atende a todo Campi da UEMG.

Contato:

NIT-UEMG