Design de Superfície em Exposição

Na disciplina Expressão Gráfica III, do curso de Design Gráfico, ministrada pelo professor Wadson Amorim, são explorados conceitos, métodos e técnicas pertinentes ao campo do Design de Superfície, um campo de atuação amplo e diversificado.

No Design de Superfície, uma das práticas mais encontradas é a diagramação de ornamentos. Através de desenhos localizados ou repetitivos diagramados sobre a superfície de um artefato são reconfigurados os seus aspectos práticos, estéticos, simbólicos e emocionais, traduzindo em imagens relações de pertencimento. Na estamparia têxtil dos artigos da moda praia brasileira essas questões são evidentes. A irreverência e o colorido do life style das praias brasileiras são reconhecidos internacionalmente. Os produtos dessa indústria são originais e importantes para economia, além de contribuírem para formação da identidade do design nacional.

Tendo em vista as peculiaridades do Design de Superfície e sua relação com o território brasileiro através da estamparia têxtil para moda praia, os alunos da disciplina EGIII foram convidados a expressar graficamente os conhecimentos apreendidos em sala de aula. Foram desenvolvidas coleções cápsula de estampas localizadas e corridas (padrões) para moda praia unissex. A atividade ainda estimulou a prototipagem de um dos itens da coleção: um lenço impresso digitalmente em tecido e acabado com bainha, de 95 por 95 cm, a partir da técnica de engineered print.

Para que os alunos da disciplina pudessem ver a produção uns dos outros de maneira dinâmica, foram instalados varais no 1º andar da ED, onde os trabalhos foram apresentados. Por ser um espaço de convivência, a exposição dos trabalhos foi aberta a toda comunidade acadêmica. A atividade despertou interesse de professores e alunos de diferentes períodos e cursos, que descontraidamente puderam conferir a produção dos alunos em uma das atividades da disciplina EGIII.

Lenços e painéis explicativos da turma da noite. Foto Luiz Rocha

Lenços produzidos pela turma da manhã. Foto Douglas Mendonça