ED na Praça

Descrição do evento

O ED na Praça é um projeto do Centro de Extensão da Escola de Design da UEMG, juntamente com o Circuito Liberdade, com o intuito de promover uma integração e reconhecimento da Escola de Design na Praça da Liberdade, pela comunidade interna e externa da faculdade.

Veja as atividades programadas:

9h às 11h  Artesanias

O artesanato é uma das mais tradicionais formas de manifestação cultural e que dialoga com o ato de design. Gerador de qualidade de vida, torna-se símbolo discursivo da busca constante do bem-estar da sociedade contemporânea. Incentivar as práticas artesanais manuais em grupos sociais, utilizando as bases do design afetivo.

Cada participante deverá levar: 1 agulha de CROCHÊ 2mm, 2,5mm ou 3mm; fio acrílico ou algodão (compatível com a agulha) e 1 tesoura.

– Um objeto pessoal ou familiar de relevância afetiva.

9 às 11h30Workshop: Tradução de conceitos em projetos de Design por meio da linguagem visual

Nas atividades criativas, em especial no Design, a tradução de conceitos em forma de linguagem visual para o desenvolvimento de projetos é um ponto chave. Alinhar os aspectos perceptivos almejados é um fator importante na aceitação de um projeto em seu contexto previsto. Dessa forma, a atividade propõe exercitar a capacidade da criação de objetos, levando em consideração forma, cor, superfície e material para traduzir os conceitos do projeto.

9 às 10h Animação em Pixilation

Introdução aos fundamentos da animação em Pixilation. Vamos nos encontrar em frente a ED, mas a realização da oficina será por todos os espaços da Praça da Liberdade.

Para participar, é preciso baixar o aplicativo Studio Stop Motion na Play Store do seu celular. Baixe antes de vir para o evento e garanta sua participação em todas as estapas.

10 às 11h – Aula de Desenho na Praça da Liberdade

Desenhar é uma conquista da inteligência humana através do corpo físico. A representação gráfica em desenhos é uma linguagem que permite a comunicação de diferentes povos. O processo de aprender a desenhar torna-se mais eficaz por meio de recursos práticos, momentos de lazer e ócio criativo. A professora Nadja Mourão, oferece uma aula aberta ao público acadêmico e comunidade externa. Acredita-se que, qualquer pessoa pode desenhar, basta técnica e dedicação.  Dessa forma, a aula aberta é parte de um processo participativo com alunos de vários períodos e pessoas da comunidade, vivenciando o aprendizado de forma criativa.

Cada participante deverá levar seu material de desenho, além de uma prancheta ou cadeira de abrir para sentar. Sugerimos que todos tragam uma garrafa de água e lanche individual, além do filtro solar, boné ou chapéu.

10 às 11h – Oficina Librário

Começaremos com uma apresentação e contextualização da pesquisa, em seguida a divisão em grupos e rodadas de jogos, com a participação de todos. Entre eles: Saci, Pescaria, Memória e Acerte o Desenho, por meio do jogo Librário.

11 às 12h Experiência Guiada: Esculturas e Bustos

As esculturas nos espaços públicos exercem uma função educativa, pelo fato de proporcionarem uma experiência estética e cultural, para todas as idades.Vamos apresentar as esculturas da Praça da Liberdade em uma visita guiada e partilhar com os participantes o conhecimento acerca da história e da cultura mineira.

Juntos, vamos dar uma volta pela Praça da Liberdade,  e descobrir o que as esculturas e bustos têm a nos falar.

Vai ser uma experiência guiada onde poderemos construir conhecimentos sobre nossos espaços.

Inscrição pelo sympla: https://www.sympla.com.br/evento/ed-na-praca/1753142