Ir para conteúdo

Introdução à Sustentabilidade – 4ª feira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROFESSOR: Suéllen Mota Marques Costa, Rita de Castro Engler.

DIA: Quarta de 13h30 às 15h10;

 

VAGAS: 40 alunos

 

CURSOS:  Artes Visuais ;Design de Ambientes ;Design Gráfico ;Design de Moda ;Design de Produto ;

 

EMENTA

Estudos sobre a cultura e a sociedade compreendendo as formas pelas quais as determinações humanas societárias (sociais, culturais, artísticas, políticas, etc) influenciam ou se fazem presentes no design e nas artes visuais enquanto necessidade, expressão ou manifestação da especificidade dos diferentes contextos socioculturais.

 

OBJETIVO GERAL

Conhecer os princípios da sustentabilidade e as possibilidades de aplicação no  Design e nas Artes Visuais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer as origens do conceito de sustentabilidade, bem como sua evolução histórica.
  • Estabelecer os conceitos fundamentais para o desenvolvimento de produtos sustentáveis.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 01: Conceitos e Perspectiva Histórica

Breve histórico.

Bicompatiblidade.

Ecologia Industrial e Desmaterialização.

Eficiência, Suficiência, Eficácia.

Unidade 02: A Sociedade Sustentável

Dimensão econômica e produtiva.

Dimensão social e cultural.

A relação entre a procura de bem-estar e sistema produtivo.

Competitividade e Sustentabilidade: uma convergência possível?

Unidade 03: O Projeto e o Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis

Noções sobre Ciclo de vida.

A Minimização de recursos.

Otimização da vida útil dos produtos.

Extensão da vida útil dos produtos.

Facilitar a desmontagem.

 

CARGA HORÁRIA

36h

Você está sem conexão com a internet