Ir para conteúdo

Libras I

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROFESSOR: Tuender Durães de Lima

DIA: Quinta de 13h30 às 15h10;

 

VAGAS: 40 alunos

 

CURSOS:  Artes Visuais ;Design de Ambientes ;Design Gráfico ;Design de Moda ;Design de Produto ;

 

EMENTA

Introdução às práticas de compreensão e produção em Libras através do uso de estruturas e funções comunicativas elementares.  Concepções sobre a Língua de Sinais. História da educação dos surdos. Legislação que identifica a Libras.

 

OBJETIVO GERAL

Fornecer aos alunos da escola de design conhecimentos básicos sobre a Língua de Sinais Brasileira e desenvolver habilidades básicas de comunicação com pessoas surdas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer aspectos culturais e identitários dos surdos;
  • Analisar a surdez sobre a perspectiva clínica e cultural;
  • Aprender a datilologia e sinais e sua aplicação em diálogos em Libras;
  • Desenvolver o conhecimento básico necessário para a compreensão e expressão em Libras.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade I:

  1. Concepção de Língua e Linguagem; Alfabeto manual, numerais e datilologia.

1.1 Sinais temáticos: Identificação pessoal e saudações.

  1. Aspectos linguísticos: A língua de sinais e seus parâmetros.

2.1       Sinais temáticos marcadores de tempo.

  1. A história da educação dos surdos no Brasil: Abordagem das Filosofias.
  2. Legislação: Lei 10.436/2002 e Decreto 5626/2005.

4.1       Sinais relacionados a família.

Unidade II:

  1. Tecnologia das informações e Comunicação em Libras
  2. Tempos verbais (presente, passado, futuro).

2.1       Sinais temáticos: Verbos e Cores.

  1. Tipos de frases II (afirmativa, negativa e interrogativa).

3.1       Produção de diálogos em Libras.

Unidade III:

  1. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos.

1.1 Sinais temáticos sentimentos e características visuais.

  1. Interação professor e aluno surdo em sala de aula

2.1       Sinais temáticos: Escolares.

  1. Produção de diálogos em Libras.

 

CARGA HORÁRIA

36h

Você está sem conexão com a internet