Morre em Belo Horizonte, aos 96 anos, o professor, arquiteto e urbanista Radamés Teixeira, um dos fundadores de nossa Escola de Design

Um ano de muitos sustos, temores e perdas. Dessa vez, uma figura muito importante de nossa história institucional se foi para um merecido descanso depois de 96 anos bem vividos, 75 dos quais dedicados à Arquitetura, ao Urbanismo e ao ensino de uma maneira geral.

Faleceu hoje, 15 de dezembro, o professor Radamés Teixeira um nome respeitado e admirado por todos aqueles que tiveram o prazer de ser seus alunos, que atuaram em seus projetos ou que simplesmente tiveram contato com essa personalidade ímpar. Sempre muito educado, Radamés, porém, não media palavras para expor seu desagrado com equívocos de planejamento que foram cometidos ao longo do tempo na Região Metropolitana de belo Horizonte.

De particular importância para nossa comunidade acadêmica é o fato dele ter sido um dos responsáveis pela criação da atual Escola de Design da UEMG. A Escola de Artes Plásticas da UMA/FUMA foi iniciativa de um grupo de jovens arquitetos idealistas, capitaneados pelos arquitetos-urbanistas e professores Radamés Teixeira da Silva e Paulo Carlos de Campos Christo entusiasmados com a experiência curta, mas eficiente da Bauhaus. “Queríamos fazer uma Bauhaus no Brasil. Local festivo, irreverente, de capacitação para a arte que pode estar contida em qualquer atividade humana, da colher ao automóvel”, nas palavras do próprio Radamés.

A Escola de Design deixa aqui, portanto, sua homenagem ao professor Radamés Teixeira e ao belíssimo trabalho desenvolvido ao longo de sua trajetória profissional.

Aos familiares e amigos, nossos sinceros sentimentos. Descanse em paz, professor!