Projeto de Extensão da Escola de Design Saúde sem Medo busca voluntários

O atendimento de crianças em consultório odontológico apresenta particularidades, promovendo a demanda de equipamentos e objetos especialmente pensados para auxiliar os profissionais de saúde bucal no manejo dos pequenos pacientes. Apesar de existirem produtos projetados para esse fim, ainda há uma variedade limitada dentre eles, além dos preços restritivos ou até proibitivos.

O projeto de extensão Saúde sem Medo: design de utensílios odontopediátricos para auxílio no manejo de pacientes infantis com coordenação do professor Anderson Horta, objetiva desenvolver novos utensílios que melhorem a relação entre crianças e atendimento odontológico, além de facilitar o trabalho dos profissionais que as atendem. Há, ainda, a intenção de facilitar e incentivar a difusão e o emprego dos produtos criados através de plataformas open source e métodos de fabricação digital, ampliando o impacto dos resultados alcançados. O projeto conta com a colaboração da Clínica Odontológica do UniBH e será aplicado em seus consultórios para fins de teste, além do oferecimento de informações técnicas e operacionais da área da odontopediatria.

Por motivos de isolamento social devido ao Covid19, as atividades iniciais, que envolvem pesquisa, constituição do briefing, registro documental, primeiras redações de artigos, autorização junto ao COEP e primeiras acepções projetuais, acontecerão a distância, por meio de reuniões online. Os estudantes que participarem do projeto o farão como voluntários, não podendo ser oferecidas bolsas no presente momento. Será feita uma seleção dentre os candidatos para ocupação inicialmente de 4 vagas. O processo seletivo envolve análise de currículo Lattes e portfólio de projetos, além de uma carta de apresentação revelando motivações para participar do projeto, todos demandados no formulário.

Venha participar dessa iniciativa. É uma oportunidade para a prática projetual aplicada na área do design para a saúde em equipe transdisciplinar, além de participação em artigos científicos, expansão de portfólio e currículo, com possiblidade de registro de patentes.

Inscrições abertas até o dia 30/05.

Clique no link a seguir e preencha o formulário para se candidatar.