Projeto de Inovação para o enfrentamento da COVID-19

Apoiar e contribuir com ações espontâneas e de auxílio no momento da pandemia da Covid-19 tem mobilizado professores e colaboradores da UEMG em várias linhas de atuação.

Contando com uma proposta inovadora, a Escola de Design, representada pelo pesquisador Hélcio Jaques de Almeida, designer, em parceria com a empresa HI Tecnologia, vem desenvolvendo desde março desse ano um Equipamento de Suporte Respiratório para o tratamento de pacientes com necessidades de respiração assistida. Por sua vez, essa parceria se estendeu e culminou na elaboração de um Projeto de Inovação, no qual envolve membros do Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT-UEMG), professores da Unidade Acadêmica de Passos (UEMG) e representantes da Santa Casa de Misericórdia de Passos.

O Equipamento é portátil, de tecnologia acessível e com baixo custo produtivo, pois utiliza impressão 3D, corte a laser e demais tecnologias. Oferece também monitoramento via sistema dos requisitos de controle do paciente exigidos pela ANVISA, como painel de operação básico incorporado com programação e controle de volume de ar fornecido ao paciente, programação da frequência respiratória, programação da taxa de inspiração/expiração (I:E) e monitoramento da pressão corrente.

O Projeto é de alta complexidade, regido pelas normas regulatórias da ANVISA e tem como objetivo disponibilizar a tecnologia, sem ônus e durante o período emergencial, para que haja fabricação de 300 equipamentos a serem doados ao estado de Minas Gerais por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio de parceria estabelecida com a Diretoria de Vigilância Sanitária em Medicamentos e Congêneres.

Detalhe do Equipamento de Suporte Respiratório Emergencial, em fase de teste in vitro.

O Projeto é uma iniciativa da Escola de Design, com suporte técnico dos Cursos de Medicina e Sistemas de Informação da Unidade de Passos, associados ao Programa “Trama pela vida: ações de apoio ao enfrentamento da COVID-19”, com amparo da equipe do NIT-UEMG mediando o processo para o registro de Propriedade Intelectual junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), bem como dando suporte na oficialização das parcerias e demais trâmites relativos à transferência de tecnologia para as empresas e fabricantes.

Trata-se do maior Projeto de Inovação no âmbito da saúde até então vinculado à UEMG, e nele estão envolvidos:

Membros da Escola de Design: Hélcio Jacques de Almeida (designer responsável pelo projeto e inventor do Equipamento de Suporte Respiratório) e Profa. Ma. Cristina Abijaode (responsável pela implementação);

HI Tecnologia:  Sr. Helio Jacques de Almeida Júnior (proprietário da empresa e inventor do Equipamento de Suporte Respiratório);

Membros do NIT-UEMG: Profa. Dra. Daniela Rocco (Coordenadora Geral), Prof. Dr. Fernando Melo (Coordenador de Propriedade Intelectual), Julia Rodrigues (Estagiária), Prof. Me. Lucas Ferreira (Coordenador de Transferência de Tecnologia) e Raquel Campanharo (Analista Universitária);

Unidade Acadêmica de Passos: Prof. Dr. Pedro Messias (Coordenador do curso de Medicina), Profa. Ma. Vania de Oliveira Borges (Coordenadora do curso de Sistemas de Informação), Prof. Esp. Eduardo Marques (docente do curso de Sistemas de Informação), Gustavo Henrique Matos Bárbara de Souza, Gabriel Oliveira Brito e Reyson Teixeira Terra (alunos do curso de Sistemas de Informação).

Santa Casa de Misericórdia de Passos – Núcleo de Pesquisa e Extensão: Sra. Anelise Reis Pereira.