[ATUALIZAÇÃO] Projeto Roda de Conversa 2020

Agora pela plataforma Sympla – quarta-feira, dia 01 de julho às 18:00h será a nova data para o inicio do projeto Roda de Conversa. O primeiro encontro terá a temática Pra começo de conversa, como está você? e buscará refletir sobre a situação dos estudantes universitários em tempos de distanciamento social, contando com a mediação dos coordenadores e colaboradores do projeto e estudantes convidados.

O projeto é aprovado no Edital PAEx 01/2020 e promovido pelo NIPP – Núcleo Integrador de Práticas Pedagógicas do Centro de Extensão da Escola de Design-UEMG, apresenta sua nova equipe composta pelas professoras/coordenadoras Selma Magalhães e Telma Martins, e professores colaboradores, Aziz Pedrosa, Cássia Macieira, João Paulo e Thatiane Mendes.

O projeto visa promover diálogos entre os saberes internos e externos à comunidade acadêmica, rompendo com a estrutura tradicional da sala de aula, favorecendo a reflexão coletiva ao construir uma nova relação entre os participantes. Seu objetivo é propiciar uma rotina de diálogos que favoreça a compreensão e o fortalecimento da fala como um direito garantido na relação com a sociedade, a habilidade da escuta e a apropriação de um espaço para todo e qualquer diálogo.

O público é a própria comunidade acadêmica, interna e externa à unidade, interessada nos diversos assuntos relacionados à convivência social da universidade e a comunidade, das ações universitárias focadas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Especialmente nesse momento em que enfrentamos os desafios de uma pandemia mundial, onde estamos submetidos ao distanciamento social, o projeto busca reafirmar seu objetivo de garantir espaços que privilegiem a fala crítica e a escuta sensível de forma reflexiva frente aos modos de vida cotidianos. Queremos escutar sobre suas necessidades inerentes ao momento vivido, situações importantes e questões pertinentes que despertem o interesse coletivo. A fala é compreendida como expressão das construções de personalidade de vida, possibilitando a ressignificação de sentidos, os saberes sobre as experiências e os saberes dos indivíduos.

Assim a equipe do Projeto Roda de Conversa, convida a todos para um bate-papo em uma nova plataforma, proporcionando os encontros dialógicos de forma ONLINE. Contaremos nesses encontros virtuais com convidados de diversas áreas do conhecimento para ampliar as discussões. Os temas debatidos serão divulgados com antecedência nas redes sociais da Escola de Design.

Esse primeiro encontro será realizado na quarta-feira, dia 01 de julho às 18:00h, por meio da plataforma SYMPLA no link abaixo: