PROFESSOR: Tuender Durães de Lima DIA: 5ª feira às 13:30 as 15:10
VAGAS: 40
CURSOS: TODOS
EMENTA
Introdução às práticas de compreensão e produção em Libras através do uso de estruturas e funções comunicativas elementares. Concepções sobre a Língua de Sinais. História da educação dos surdos. Legislação que identifica a Libras
OBJETIVO GERAL
Fornecer aos alunos da escola de design conhecimentos básicos sobre a Língua de Sinais Brasileira e desenvolver habilidades básicas de comunicação com pessoas surdas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conhecer aspectos culturais e identitários dos surdos; • Analisar a surdez sobre a perspectiva clínica e cultural; • Aprender a datilologia e sinais e sua aplicação em diálogos em Libras; Desenvolver o conhecimento básico necessário para a compreensão e expressão em Libras.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I: 1. Concepção de Língua e Linguagem; Alfabeto manual, numerais e datilologia. 1.1 Sinais temáticos: Identificação pessoal e saudações. 2. Aspectos linguísticos: A língua de sinais e seus parâmetros. 2.1 Sinais temáticos marcadores de tempo. 3. A história da educação dos surdos no Brasil: Abordagem das Filosofias. 4. Legislação: Lei 10.436/2002 e Decreto 5626/2005. 4.1 Sinais relacionados a família.
Unidade II: 1. Tecnologia das informações e Comunicação em Libras 2. Tempos verbais (presente, passado, futuro). 2.1 Sinais temáticos: Verbos e Cores. 3. Tipos de frases II (afirmativa, negativa e interrogativa). 3.1 Produção de diálogos em Libras.
Unidade III: 1. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. 1.1 Sinais temáticos sentimentos e características visuais. 2. Interação professor e aluno surdo em sala de aula 2.1 Sinais temáticos: Escolares. 3. Produção de diálogos em Libras.