Ir para conteúdo

Premiação ED – Isola Design Awards

As embalagens compostáveis para snacks, feitas pela aluna Julia Correia Campos, como Trabalho de Conclusão de Curso para a graduação em Design de Produto, foram ganhadoras do People’s Voice Award do Isola Design Awards 2021, na categoria de Design Sustentável e Novos Materiais. A cerimônia de premiação aconteceu em Milão, na última sexta-feira, dia 23 de julho.

Nesta primeira edição, os prêmios incluíram 4 categorias diferentes: (1) Smart Living and Mobility Design, (2) Sustainable Design and New Materials, (3) Innovation in Design e (4) Furniture and Product Design. Foram assignados um total de 12 prêmios – 3 por categoria – atribuídos respectivamente pelo público, os patrocinadores e um júri internacional.

Isola Design District é um projeto criado por Blank, uma jovem agência criativa sediada em Milão, com o objetivo de dar visibilidade a designers internacionais emergentes e artesãos locais, em um dos bairros mais ativos de Milão: Isola. Este ano lançaram a primeira edição dos Isola Design Awards visando empoderar aos designers a serem inovadores em seus produtos e processos de design, experimentando tanto tecnologias existentes quanto da sua própria invenção.

As embalagens ganhadoras do prêmio foram executado sob orientação da professora Caroline Salvan Pagnan e coorientação de Elena Raquel Amato Ellwanger, quem atualmente cursa o mestrado em Design na UEMG. As embalagens para snacks foram produzida com um biocompósito de casca de ovo e celulose bacteriana biofabricada a partir do kombucha. Os materiais selecionados para a produção das embalagens são recursos abundantes, de baixo custo e de simples processamento, o que torna o sistema produtivo fácil de ser replicado. O objetivo foi propor uma solução que cause menor impacto ambiental negativo em comparação às embalagens alimentícias tradicionalmente utilizadas.

O movimento artístico Modernismo Brasileiro, foi a principal inspiração para a linguagem visual e aspectos ideológicos que a embalagem carrega, sendo essas características retratadas no produto na forma de silhuetas orgânicas, cores vibrantes, enaltecimento dos recursos locais e utilização de materiais sustentáveis e inovadores em produtos do cotidiano. O design estrutural da embalagem foi pensado de forma a facilitar o dia a dia dos consumidores, com o seu sistema prático de abertura e fechamento. Sua aparência estética valoriza a impressão do consumidor em relação ao consumo sustentável e à alimentação natural e saudável, hábitos que o produto busca incentivar na rotina dos usuários.

A utilização da celulose bacteriana e da casca de ovo como materiais principais, apresenta como vantagem, além dos aspectos já citados, as propriedades físicas dos materiais, sendo a celulose bacteriana um material resistente e versátil e a casca de ovo um material que possui grande capacidade de absorção, propriedade vantajosa para o setor alimentício, devido a que contribui para o aumento da vida útil do alimento embalado. Além disso, o biocompósito desenvolvido tem o potencial de agir como fertilizante, pois a casca de ovo contém macro-nutrientes que são essenciais para o crescimento de plantas. Assim, quando o alimento acaba, o material da embalagem pode ser aproveitada para o cuidado de plantas, sendo necessário apenas rasgá-lo em pedaços pequenos, colocá-los na terra e regar com água, permitindo que o material triturado seja degradado no solo e libere os nutrientes.

As embalagens para alimentos desempenham as funções essenciais de informar os consumidores e proteger e conservar os alimentos. No entanto, a maioria dos materiais tradicionalmente utilizados nessas embalagens geram um alto impacto ambiental negativo, tanto em sua produção quanto em seu descarte.

Felizmente, as tendências globais de consumo apontam que a busca por hábitos de consumo mais sustentáveis está crescendo, especialmente entre a geração Z e Y. O design tem um papel fundamental na busca por soluções projetuais sustentáveis e a seleção de materiais ecologicamente corretos é uma das maneiras de reduzir o impacto ambiental negativo gerado por um produto.

Link do projeto na plataforma do Isola Design: https://isola.design/Designer-Projects-Bacterial-Cellulose-And-Eggshell-Snack-Packaging#Projects

Link de artigo do Isola Design anunciando os ganhadores: https://isola.design/magazine-page.php?url=Isola-Design-Awards-2021-:-The-Winners

Você está sem conexão com a internet