Trabalho realizado em design social é apresentado em evento da UFMG

Em maio, as pesquisadoras Raquel Manzanares e Rafaela Calaes apresentaram pôster intitulado “O DESIGN EM UM SERVIÇO PÚBLICO DA REDE DE SAÚDE MENTAL” na VII Semana de Saúde Mental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O trabalho abrangeu uma pesquisa de mestrado e uma iniciação científica realizadas na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), sob orientação do professor Dr. Edson José Carpintero Rezende.

O projeto resulta da constatação de que o design cujas origens estão associadas à Revolução Industrial e à sociedade de consumo, progressivamente foi expandindo sua área de atuação e alcançando contextos múltiplos: dos produtos aos serviços, da indústria à saúde, das empresas privadas ao setor público.

Com o objetivo de pesquisar as potencialidades do design para a área de saúde mental, o projeto foi realizado em um serviço público da Rede de Saúde Mental de Belo Horizonte e  contribuiu para a avaliação do uso do design em um contexto particular da saúde pública – a saúde mental, assegurando, sobretudo, maior envolvimento dos atores envolvidos no serviço: trabalhadores, familiares e usuários.

Raquel Manzanares e Rafaela Calaes durante apresentação na VII Semana de Saúde Mental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Poster apresentado pelas pesquisadoras.