Aluna graduanda e aluno recém graduado da Escola de Design apresentam trabalhos no 15º Colóquio de Moda em Porto Alegre

O 15º Colóquio de Moda em sua 12ª edição Internacional é um congresso científico que congrega o 14º Fórum das Escolas de Moda e tem como evento paralelo o 6º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda. O evento tem como principal objetivo promover a troca de conhecimentos a respeito do estado da arte, da ciência e da tecnologia desenvolvidas por meio da produção científica nacional e internacional no campo da Moda e em suas inter-relações.

O evento foi realizado na Unisinos, campus Porto Alegre, entre os dias 1 e 4 de setembro de 2019. Aos 49 anos, a Unisinos está entre as maiores universidades privadas do Brasil, com cerca de 31 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e EAD.

A aluna graduanda em Design de Produto Isabela Fadda e o recém graduado também em Design de Produto, João Frederico Almeida Palmeira e Silva tiveram a oportunidade de apresentar, em Porto Alegre, sob a forma de poster, trabalhos elaborados partir de pesquisa desenvolvida em 2017 sob a orientação da professora Angélica Adverse de Oliveira, no PAPq UEMG, antes da professora se transferir para a UFMG onde atua na Escola de Belas Artes.

Os trabalhos foram apresentados no GT14 que teve como tema: A dimensão estética da moda: aparência, arte e sensibilidade, sob os títulos

(Re)vestimento da vida urbana de Belo Horizonte e

Os Movimentos de Estilo na Arte e Moda em Belo Horizonte: Existência Estética e Criação Vestimentar como Reinvenção dos Modos de Vida: Um estudo do coletivo “MASTERp l a n o.

João Frederico Almeida Palmeira e Silva e a professora Angélica Adverse de Oliveira, durante a apresentação dos trabalhos em Porto Alegre.

Em depoimento, Isabela Fadda salientou a importância da iniciação científica para a produção de conhecimento:

A iniciação científica abriu as portas e janelas para que eu compreendesse mais profundamente o meio acadêmico como produção do conhecimento e também a compreender melhor como se configuram as experiências estéticas que adentram no campo do Design. Apresentar parte deste resultado no Colóquio de Moda foi ter a troca deste conhecimento de maneira mais imersiva e leve, o que contribui para a continuidade do trabalho realizado no grupo de estudos. Também vale evidenciar a importância da FAPEMIG nesse trabalho que facilitou a possibilidade de dedicação na pesquisa para que houvessem tais frutos.