| PROFESSOR: Heloisa Santos DIA: Quinta das 9h40 às 11h20; CURSOS: Design de Moda OBSERVAÇÕES: DAR PREFERÊNCIA PARA OS ALUNOS MATRICULADOS EM DESIGN DE MODA. EMENTA: O mercado de calçados e sua relação com a moda. Identificar segmentos e estilos diferenciados no setor calçadista. Pesquisa de materiais tradicionais e alternativos e desenvolvimento de calçados. OBJETIVO GERAL: Conhecer o mercado e a indústria de calçados no Brasil e no mundo. Os materiais, planejamento das construções de um calçado, cartela de cores e suas aplicações, definição de texturas, ferragens e tudo que envolve a montagem de coleções de calçados. OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Desenvolver a capacidade de síntese e adaptação das tendências da moda ao sistema de produção; – Desenvolver capacidade de analisar o mercado, possíveis públicos alvos e suas necessidades; – Planejar e desenvolver coleções de calçados e acessórios considerando disponibilidade de matéria-prima, os tipos de ferramentas necessários, aspectos do mercado, viabilidade do sistema produtivo inseridos no contexto econômico de forma geral; – Proporcionar ao aluno a vivência de uma experiência externa de fábrica.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I: AVALIAÇÕES – MERCADO E INDÚSTRIA
UNIDADE II: ERGONOMIA
UNIDADE III: TIPOS DE CALÇADOS/ DESENHO DE CALÇADOS
UNIDADE IV: PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO EM CALÇADOS
CARGA HORÁRIA 36h |