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DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM CALÇADOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROFESSOR: Heloisa Santos

DIA: Quinta das 9h40 às 11h20;

CURSOS: Design de Moda

OBSERVAÇÕES: DAR PREFERÊNCIA PARA  OS ALUNOS MATRICULADOS EM DESIGN DE MODA.

EMENTA: O mercado de calçados e sua relação com a moda. Identificar segmentos e estilos diferenciados no setor calçadista. Pesquisa de materiais tradicionais e alternativos e desenvolvimento de calçados.

OBJETIVO GERAL: Conhecer o mercado e a indústria de calçados no Brasil e no mundo. Os materiais, planejamento das construções de um calçado, cartela de cores e suas aplicações, definição de texturas, ferragens e tudo que envolve a montagem de coleções de calçados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Desenvolver a capacidade de síntese e adaptação das tendências da moda ao sistema de produção;

– Desenvolver capacidade de analisar o mercado, possíveis públicos alvos e suas necessidades;

– Planejar e desenvolver coleções de calçados e acessórios considerando disponibilidade de matéria-prima, os tipos de ferramentas necessários, aspectos do mercado, viabilidade do sistema produtivo inseridos no contexto econômico de forma geral;

– Proporcionar ao aluno a vivência de uma experiência externa de fábrica.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I: AVALIAÇÕES – MERCADO E INDÚSTRIA

  • Evoluções no processo de fabricação
  • Definições e metas.
  • Identificação das máquinas
  • Origem dos materiais
  • Processo de produção
  • O designer e seu papel na indústria

UNIDADE II: ERGONOMIA

  • Anatomia do pé.
  • Articulações.
  • Usabilidade X Sapatos Ergonômicos

UNIDADE III: TIPOS DE CALÇADOS/ DESENHO DE CALÇADOS

  • Tipos de calçados.
  • Características e formas.
  • Fôrmas, tipos e desenvolvimento.
  • Desenho básico em 03 posições.
  • Desenho de componentes, texturas, materiais, tipos de saltos.

UNIDADE IV: PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO EM CALÇADOS

  • Definição de coleções de calçados;
  • Calendário nacional e internacional;
  • Sistema de produção;
  • Definição de público-alvo considerando aspectos sociais, econômicos, físicos;
  • Definição de estilos adequando público-alvo e aspectos produtivos;
  • Dimensionamento da coleção: mix de produtos, números de linha e modelos.

 

CARGA HORÁRIA

36h

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