Designer egressa da Escola de Design da UEMG é premiada na 24° edição do Prémio Deca 2019

No dia 12 de novembro de 2019 aconteceu no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer em São Paulo a premiação dos finalistas no 24º Prêmio Deca. O Prêmio Deca é uma das maiores vitrines de tendências do setor e incentiva o trabalho de arquitetos, designers de interiores e alunos em todo território nacional, sendo um dos mais tradicionais do segmento no país. Na categoria estudantes a grande vencedora da noite foi a aluna da Escola de Design da UEMG, formada em 2018, Marina Ruela Cangussu, orientada pela professora Paula Quinaud.

Premiação 24° premio DECA

O projeto Moradia compacta 20m² foi premiado com o 1º lugar para Design de Interiores. Além disso, recebeu o Grand Prix – Diamante, como aquele que melhor atende aos requisitos do prêmio entre todos os projetos de estudantes de Arquitetura e Design de Interiores. O vencedor do Grand Prix – Diamante recebe uma bolsa de estudos.

Projeto premiado

Segundo Marina Ruela “o projeto foi desenvolvido para um jovem casal, Caleb e Raquel, que possuem gostos distintos entre si, mas se encontram em equilíbrio, aproveitando o tempo juntos e o espaço onde vivem. A inspiração partiu do ramo de oliveira pela representação de vitória e paz, que foi base para definição das diretrizes do projeto”. Elementos que remetem à natureza, como o tom verde oliva, as texturas de madeira e palhinha se aliam ao concreto, materiais brutos como a bancada de apoio para a cuba, detalhes em preto e aplicação da técnica de Arquicostura, para setorizar o espaço, que é bastante compacto, e consegue promover diversos usos.

Paula Quinaud orientadora e Marina Ruela Cangussu aluna premiada

É o primeiro ano em que ocorre a união das premiações das categorias profissional e estudante em um mesmo evento, para mais de novecentas pessoas, em um dos locais icônicos de São Paulo. Para a professora Paula Quinaud ações como essa “contribuem para dar visibilidade aos futuros profissionais, aos que acabam de entrar no mercado, assim como para as suas instituições de origem. Além disso, dão a oportunidade de mostrar a importância da construção de lugares a partir das premissas do design”.