Escola de Design inaugura exposição em homenagem à escola alemã Bauhaus

No último sábado, dia 30 de novembro, o Espaço Cultural Escola de Design UEMG realizou a abertura da exposição Sentir Bauhaus, organizada para comemorar o centenário da famosa escola alemã de arquitetura e design.

Os ambientes e painéis montados apresentam ao publico diferentes facetas da Escola Bauhaus evidenciando o caráter vanguardista de suas criações, de suas ideias e de seus protagonistas.

Estiveram presentes à inauguração professores e alunos da Escola de Design, bem como muitos dos profissionais e representantes das empresas parceiras que tornaram possível a realização do evento em tão pouco tempo e com um custo mínimo.

A cerimônia de abertura, conduzida pelo coordenador de extensão da Escola de Design, prof. Yuri Simon, foi iniciada com a apresentação do conceito curatorial e expográfico pelas professoras Giselle Safar e Maria Lúcia Machado (foto).

Na sequencia, o professor Luiz Henrique Ozanan fez o lançamento da Revista Transverso número 7, publicação digital do Núcleo de Design e Cultura, cujo tema Bauhaus – um novo olhar, além de homenagear a famosa instituição, traz conteúdos pouco usuais sobre ela.

Para a finalização da cerimônia, a aluna do curso de Artes Visuais Licenciatura, Ana Luiza Matos, declamou poema escrito pelo professor Aziz Pedrosa homenageando as mulheres, alunas e professoras da Bauhaus que muito contribuíram para seu sucesso e cuja história esteve adormecida por muito tempo.

Terminada a cerimônia, os presentes tiveram oportunidade de trocar ideias e congratulações durante o simpático coffee break oferecido, enquanto aguardavam a exibição do documentário Construindo o futuro – 100 anos Bauhaus realizado e cedido pelo Goethe Institut.

Durante todo o período da exposição, os visitantes tiveram a oportunidade de ler, confortavelmente instalados, sobre design e sobre a própria escola Bauhaus, puderam experimentar a produção de uma peça gráfica utilizando equipamentos tipográficos e ainda fazer fotos imitando a icônica imagem de uma aluna bauhausiana sentada na poltrona Wassily de Marcel Breuer.

Ao cair da noite, a projeção mapeada com variações tipográficas, realizada pela equipe do professor Claudio Santos tornou a exposição evidente para todos que estavam na Praça da Liberdade.

Até o dia 14 de dezembro a exposição Sentir Bauhaus estará aberta para visitas e ainda oferece uma programação específica para alguns dias:

Palestra e roda de conversa

Talentos da Bauhaus que se perderam: Friedl Dicker-Brandeis & Otti Berger

Prof. Luiz Henrique Ozanan

Cine Clube

Lotte am Bauhaus – Um filme sobre as mulheres da Bauhaus

Mediação: Giselle Safar

Palestra e roda de conversa

O modernismo e a brasilidade, a soma do imprevisível

Prof. João Caixeta

Palestra e Roda de conversa

O dia que Walter Gropius visitou a Casa de Canoas – um projeto de quadrinhos e design fiction

Prof. Ricardo Portilho

Cine Clube

A construção do futuro: 100 anos da Bauhaus (Goethe Institut)

Mediação:  Maria Flavia Vanucci Moraes

O especial 100 anos Bauhaus da Deutsche Weller será apresentado continuamente nos intervalos

Serviço:

Exposição: Sentir Bauhaus

Horário: 30 de novembro a 14 de dezembro, de segunda a sábado, de 13h às 21 horas.

Local: Espaço Cultural Escola de Design – UEMG

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1400 – Praça da Liberdade