Filmes produzidos na Escola de Design participam de evento acadêmico em Curitiba

Quatro filmes de curta-metragem de motion design, uma série de animações e outra série de vídeos em realidade aumentada, todos produzidos na Escola de Design da UEMG serão exibidos e debatidos no ExperimentAnima 2024, ou IV Encontro Nacional de Animação Experimental. As produções são resultados de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de alunos de design gráfico, bem como de um projeto de extensão, e ainda de um projeto individual em realidade aumentada. E foram todos orientados e/ou dirigidos por professores da Escola.

De 26 a 30 de agosto, em Curitiba, Paraná, serão exibidos e debatidos filmes em animação de todo o país e do exterior. Promovido pelo Departamento de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o ExperimentAnima é um evento técnico científico que promove a divulgação e o debate em animação. Ele envolve pesquisas em fase de conclusão ou já concluídas produzidas no meio acadêmico, em diversos níveis de atuação, tais como iniciação científica, conclusão de curso, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Os filmes selecionados para o ExperimentAnima são os seguintes: No aqui e agora – meditação para um mundo complexo (2022), de Augusto Oliveira Guimarães, orientado pelo prof. Luhan Dias Souza; Crítica feminista à Ciência (2021), de Ana Luiza de Melo Miguez, orientado pelo prof. Vitor Amaro Lacerda; A corrida de ciclismo (2022), de Daniel Penilson, orientado pelo prof. José Rocha Andrade; Os impactos do vício em telas no comportamento humano (2023), de Jade Dias, orientado pelo prof. Charles Bicalho; Narrativa Territorial de Ouro Preto (2019), do prof. Cláudio Santos Rodrigues; Narrativa Territorial – Centro de Belo Horizonte 2021 (2021), uma parceria entre o prof. Cláudio Santos Rodrigues e o VJ Pixel; e Narrativa Territorial – Modernismo em Belo Horizonte 2022 (2022), também do prof. Cláudio Santos Rodrigues.

Os filmes do prof. Cláudio Santos Rodrigues se originaram de parcerias envolvendo o Festival Marte 2019, a Belotur e as comemorações dos cem anos do modernismo brasileiro. Os projetos envolveram dezenas de alunos de graduação em design gráfico na produção de conteúdos em realidade aumentada.

Será exibida também uma série de produções do Tiras Animadas, um projeto de extensão coordenado pelo prof. Luhan Dias, que busca ensinar conceitos básicos do audiovisual e da animação a alunos voluntários da ED. Neste caso, o processo de ensino-aprendizagem ocorre a partir da adaptação de uma tira em quadrinhos para uma obra audiovisual e os conceitos e técnicas da produção de um filme são apresentados aos participantes a partir das necessidades da produção. O projeto é desenvolvido no Centro de Estudos em Design de Imagem (Centro da Imagem) na Escola de Design. Os trabalhos podem ser conferidos no canal do projeto no YouTube: https://www.youtube.com/@tirasanimadas1469

O ExperimentAnima ocorrerá de forma híbrida, tanto presencialmente, no Campus Curitiba da UTFPR, na capital paranaense, quanto on line. Para ter acesso à programação, se inscrever ou enviar trabalhos, acesse o site: https://utfpr.curitiba.br/experimentanima/