Ir para conteúdo

Gustavo Martins, aluno da Escola de Design da UEMG, faz participação na celebração de 12 anos do Instituto Hahaha

Gustavo Martins Dias (Gamba), é artista visual e aluno do 3º período do curso de Artes Visuais Licenciatura na Escola de Design, faz participação na exposição “A Arte do Encontro” na modalidade de mostra de obras artísticas do Instituto Hahaha, com sua obra intitulada “Cortejo”, que retrata a trajetória do Instituto e celebra a arte da palhaçaria.

Para Gustavo, “Movimentar é fazer com que um corpo deixe o lugar que ocupava e passar a ocupar outro, agitar uma coisa ou parte do corpo, dar motivo a algo. É assim que a aquarela funciona. Até que a água seque, as partículas de pigmentos podem se movimentar pelo papel e ganhar formas inesperadas. As pinceladas pelo corredor do hospital representam esse espaço que é movido de sua função principal e se torna palco, unindo palhaces, pacientes e colaboradores. E é nesse deslocamento de ir pra lá e pra cá, aqui e acolá, que o Instituto Hahaha se movimenta nos hospitais, Instituições e cidades!”

 

Obra “Cortejo” alusiva ao ano de 2015. Por Gustavo Martins (Gamba) – 2022. Técnica: aquarela sob papel Canson.

Fundado em 2012 por Elen Couto, Eliseu Custódio e Gyuliana Duarte, o Instituto Hahaha é uma organização da sociedade civil (OSC) que promove a arte da palhaçaria em espaços de saúde e de acolhimento. Com a missão de colocar o riso a serviço da vida, busca garantir o direito e acesso à arte e à cultura para crianças, adolescentes, adultos, idosos, seus familiares, profissionais de saúde e corpo técnico.

Grupo Instituto Hahaha. Fonte: Instituto Hahaha.

Celebrando seus 12 anos, o Instituto Hahaha propõe uma programação gratuita e inspirada na trajetória do grupo, que conta com a exposição “Arte do Encontro” e uma Clínica aberta ao público com médicos do Hahaha. Tudo isso inserido na nova ambientação da sede do Instituto proposta pelo curador Marcos Hill, correspondendo ao desejo do Instituto de abrir suas portas para a visitação do público.

A exposição “A Arte do Encontro”, traz duas mostras inspiradas na trajetória do grupo: uma fotográfica, sob o olhar da fotógrafa Carol Reis, e outra de artes plásticas, composta por 10 obras artísticas.

Para a artista e gestora do Hahaha, Gyu Duarte, “A palhaçaria é uma arte efêmera. A proposta é registrar e revelar, de forma poética e artística, o percurso do Instituto Hahaha nos atendimentos aos hospitais de Belo Horizonte. Por isso, a ideia de trazer o olhar de artistas de outras áreas, como da fotografia, do audiovisual, da literatura e das artes plásticas”.

A mostra fotográfica revisita a trajetória do grupo a partir de uma seleção de 30 imagens inéditas que representam momentos poéticos da atuação dos palhaços nos hospitais.

Mostra fotográfica sob o olhar da fotógrafa Carol Reis. Fonte: Instituto Hahaha.

Já a mostra de obras artísticas, é um convite para mergulhar e contemplar cada obra como parada obrigatória na trajetória da instituição. Com o intuito de celebrar o potencial de transformação da arte da palhaçaria, é composta por 10 trabalhos realizados pelos artistas plásticos mineiros e residentes em Minas Gerais: ngela Andrade, Anna Bheatriz, Gustavo Martins, Isabella Proença, Maíra Paiva, Mateus Moreira, Rebeca Amaral, Tamires da Mata, Washington da Selva e Yanaki Herrera, que utilizam de diversas técnicas revelando momentos marcantes na trajetória do Hahaha.

Além da exposição, durante a programação de aniversário do Instituto Hahaha, pessoas de todas as idades têm a oportunidade de entrar em contato, com recursos artísticos utilizados pelos palhaços, durante os atendimentos aos hospitais, por meio da Clínica Hahaha, que é aberta ao público e conta com médicos do Hahaha. Em encontros que duram cerca de três horas, os visitantes têm acesso a jogos cênicos, jogos de palhaçaria, brincadeiras, músicas, trabalho corporal, dança, meditação e conversas.

A exposição ‘A Arte do Encontro’ bem como a ‘Clínica Hahaha’, acontecem na sede do Instituto Hahaha, na Rua Estrela do Sul, 126 – Santa Tereza.

As visitas à exposição ‘A Arte do Encontro’, acontecem nas terças e sextas-feiras, de 13h às 17h, até o dia 28/09.

Já as visitas à Clínica Hahaha acontecem 1 vez por mês com encerramento em novembro, com inscrições gratuitas no link: https://forms.gle/TYMa1sPnq2GQmPTQ8

Para mais informações sobre a programação de celebração dos 12 anos do Instituto Hahaha acesse o site: https://institutohahaha.org.br/

Você está sem conexão com a internet