Ir para conteúdo

Introdução à Sustentabilidade

Design e Semiótica – Estudos Aplicados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROFESSOR: Suéllen Costa
DIA: segunda e quarta-feira  de 17:30 a 18:55

VAGAS: 40

CURSOS: Produto, Gráfico, Ambientes, Moda, Artes Visuais

EMENTA

Estudos sobre a cultura e a sociedade compreendendo as formas pelas quais as determinações humanas societárias (sociais, culturais, artísticas, políticas, etc) influenciam ou se fazem presentes no design e nas artes visuais enquanto necessidade, expressão ou manifestação da especificidade dos diferentes contextos socioculturais.

OBJETIVO GERAL

Conhecer os princípios da sustentabilidade e as possibilidades de aplicação no Design e nas Artes Visuais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer as origens do conceito de sustentabilidade, bem como sua evolução histórica.
Estabelecer os conceitos fundamentais para o desenvolvimento de produtos sustentáveis.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 01: Conceitos e Perspectiva Histórica
Breve histórico.
Bicompatiblidade.
Ecologia Industrial e Desmaterialização.
Eficiência, Suficiência, Eficácia.
Unidade 02: A Sociedade Sustentável
Dimensão econômica e produtiva.
Dimensão social e cultural.
A relação entre a procura de bem-estar e sistema produtivo.
Competitividade e Sustentabilidade: uma convergência possível?
Unidade 03: O Projeto e o Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis
Noções sobre Ciclo de vida.
A Minimização de recursos.
Otimização da vida útil dos produtos.
Extensão da vida útil dos produtos.
Facilitar a desmontagem.

CARGA HORÁRIA
36h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você está sem conexão com a internet