Oficina DESSU: Inovação e Tecnologia no Design de Superfícies

O projeto “Oficina DESSU: Experimentações Tecnológicas no Design de Superfícies”, desenvolvido pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, destaca-se como uma iniciativa pioneira no cenário acadêmico brasileiro. Financiado pela chamada de Demanda Universal da FAPEMIG, o projeto revitalizou a infraestrutura tecnológica da escola, impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento de produtos alinhados às demandas contemporâneas.

Sob a liderança dos professores Wadson Amorim, Regina Álvares e Flávia Rigone, a Oficina DESSU não apenas atualizou sua infraestrutura tecnológica, mas também estabeleceu novos padrões de excelência na aplicação de tecnologias emergentes. A introdução de equipamentos de ponta e ensaios experimentais rigorosos não só demonstraram a eficácia das metodologias adotadas, mas também pavimentaram o caminho para a criação de soluções inovadoras.

Projetos em Colaboração
1. Cooperate with SENSE magazine
2. Cooperate with AlimamaandShanghai Design Week to participate in the virtual fashion show “Fireworks” and provide virtual clothing for Starheir’svirtualhuman reddi.
3. Cooperate with MULT-Digital Art Creative and Technology Brand.

Exposições internacionais
1. Participate in The 2ndWorld Design Cities Conference (WDCC), hosted by Shanghai Municipal Government
2. Participate in the 2023 Beijing International Jewelry ArtExhibition
3. Participate in the DESIGN CHAGE MAKER Exhibition
4. Participate in MULT COEXISTENCE. FASHION EVOLUTION Digital Fashion Virtual Exhibition
Exposição nacional
1. Exibição de vídeo-editorial no 3º BRIFW – Brazil Immersive Fashion Week
Prêmios internacionais
1. Won the second prize in the 2023 10×10|Sustainable Solutions Exhibition jointly organized by Sustainable Solutions and College of Design and Innovation, TongjiUniversity
2. Best 2D&3D Animation Nomination at the 2023 London Fashion Film Festival
3.Offical selection of the Short Shot Fest 2023
4.Official selection of the UK Fashion Film Festival 2023
5. Won the top three in the 2023 Shanghai Design 100+ Competition co-sponsored by UNESCO and Shanghai Economic and Information Technology Commission, and received the trophy from the Vice Mayor of Shanghai
6.Won the Top20 of MULT global digital artists white listopencall

Os produtos desenvolvidos por meio dos experimentos da Oficina DESSU não passaram despercebidos. Reconhecidos internacionalmente, esses projetos conquistaram prêmios significativos em competições como o London Fashion Film Festival e o Shanghai Design 100+ Competition, consolidando a posição da Escola de Design no cenário global. Além disso, foram destaque em exposições de renome, como o Beijing International Jewelry Art Exhibition e a Brazil Immersive Fashion Week.

Olhando para o futuro, a Oficina DESSU está pronta para expandir ainda mais seu impacto, explorando tecnologias emergentes como Inteligência Artificial e Realidades Virtual, Aumentada e Mista. Essa abordagem promete abrir novas fronteiras para a pesquisa aplicada e para a criação de soluções sustentáveis e competitivas.

A Oficina DESSU não é apenas um exemplo de excelência acadêmica, mas também um motor de transformação no campo do design de superfícies. Ao preencher a lacuna entre a academia e o mercado, o projeto continua a inspirar novas gerações de designers e pesquisadores a alcançar o máximo potencial criativo e tecnológico.

Para acompanhar mais sobre as pesquisas e projetos da Oficina DESSU, siga o perfil no Instagram @dessu.ed.

Você também pode assistir ao vídeo sobre o projeto, no YouTube.