Produção dos Sistemas Estruturais no Design

VAGAS: 40

CURSOS:  TODOS

EMENTA

Estudo da tectônica dos sistemas estruturais aplicados ao design de objetos: luminárias, mobiliários e divisórias.

OBJETIVO GERAL

Capacitar o aluno a compreender e avaliar os condicionantes e oportunidades oferecidos pelo conhecimento dos aspetos físicos, construtivos e formais das estruturas ao projeto de design de objetos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Estimular no aluno a consciência dos aspectos físicos, construtivos e estruturais intrínsecos ao design de objetos, no que se refere a forma e o equilíbrio.
• Estimular no aluno o enriquecimento do seu repertório formal através do contato com diferentes tipos de sistema estruturais e técnicas construtivas artesanais.
• Estimular e ressaltar a importância da execução de modelos físicos qualitativos aplicados ao estudo do design de objetos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• MÓDULO 1: CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
1. Projetar x construir.
2. Tectônica como ato de projetar, construir e estruturar.
3. A importância da experimentação no ensino.
• MÓDULO 2: ESTRUTURAR + ESPECIFICAR MATERIAL + SABER FAZER
1. ESTRUTURA COMO FORMA E CAMINHO DAS FORÇAS – Exercício de experimentação estrutural livre. Noções básicas de estrutura, comportamento estrutural e sistemas estruturais. Relato de experiência de bolsista de iniciação científica.
2. MATERIAIS – Características básicas das diferentes classes de materiais e suas vocações estruturais. Exercício de resistência e sensoriais com materiais – estrutura, textura e fatura.
3. SABER FAZER – Técnicas e processos construtivos artesanais. Seminário com artífices.
• MÓDULO 3 – TECTÔNICA
1. Experimentação projetual e construtiva de objeto de design ou de arte com o desenvolvimento de um modelo físico (mockup).

CARGA HORÁRIA