Participação de professor da Escola de Design no projeto ALMA – Antropofagia, Literatura, Modernismo e Audiovisual

No próximo dia 25 de novembro de 2022, às 15h00 (hora de Brasília), o projeto ALMA – Antropofagia, Literatura, Modernismo e Audiovisual promove a sexta e última conferência de um ciclo dedicado ao pensamento antropofágico. Sob o título “Antropofagias Tecnológicas”, a mesa de debate conta com a participação dos realizadores Charles Bicalho e Isael Maxacali; e com a moderação de Jorge Carrega (CIAC/UAlg) e Cláudio Santos Rodrigues (UEMG).

O projeto Alma tem apresentado, desde março, uma série conferências online. A iniciativa reúne escritores, cineastas, artistas e acadêmicos do Brasil, Portugal e Angola, que discutem temas relacionados ao processo colonial, à emergência de uma voz indígena no audiovisual contemporâneo e ao impacto da experiência modernista em diferentes territórios.

A sessão centra-se no filme de animação “O Dilúvio Maxakali” (2016), uma versão Maxakali para a história do Dilúvio. A produção e animação foram realizadas a partir de oficinas com os indígenas Maxakali que participaram desse processo. O trailer do filme pode ser visto no YouTube (encurtador.com.br/akKSW).

Durante a live será exibido o curta “Mãtãnãg (2019)”. O filme trata da índia Mãtãnãg que segue o espírito de seu marido, morto picado por uma cobra, até a aldeia dos mortos. Juntos eles superam os obstáculos que separam o mundo terreno do mundo espiritual. Uma vez na terra dos espíritos, as coisas são diferentes: outros modos regem o sobrenatural. Mas Mãtãnãg não está morta e sua alma deve retornar ao convívio dos vivos. De volta à sua aldeia, reunida a seus parentes, novas vicissitudes durante um ritual proporcionarão a oportunidade para que mais uma vez vivos e mortos se reencontrem. Falado em língua Maxakali e legendado, Mãtãnãg se baseia em uma história tradicional do povo Maxakali. As ilustrações para o filme foram realizadas em oficina na Aldeia Verde, no município de Ladainha, em Minas Gerais.

>> 25 de novembro (sexta), às 15 horas (horário de Brasília).

Confira a programação na íntegra no site www.cech.ufscar.br/alma e no site https://ciac.pt/noticias/ciclo-de-conferencias-9/17713.

O Alma resulta de parceria entre o Laboratório de Estudos do Discurso (Labor) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); o Centro de Investigação em Arte e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve (UAlg), em Portugal; a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG); e o Polo Audiovisual da Zona da Mata. A conferência será realizada de forma remota pelo canal do CIAC no YouTube, pelo link encurtador.com.br/nwM09.

Haverá inscrição prévia para os participantes que quiserem receber certificado; para isso, é preciso preencher o formulário eletrônico disponível em encurtador.com.br/hiDGP.

Dúvidas podem ser esclarecidas com o professor Pedro Varoni, do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, pelo e-mail pedrovaroni@ufscar.br.

ASSISTA O FILME:
Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali