Projeto de mobiliário de aluno do curso de Design de Produto da ED/UEMG foi o vencedor no Prêmio Design Jovens Talentos 2021

O móvel foi desenvolvido pelo aluno Atamar Lorrani, graduando em Design de Produto sob a orientação do professor Adriano Mol , dentre os 723 projetos inscritos para o concurso Prêmio Design Jovens Talentos (https://www.premiodesign.com.br/), o projeto foi o vencedor do concurso!  O desafio apresentado no concurso propôs a criação de um móvel e sua embalagem dentro do tema “Transformar”, adequados à realidade do mercado brasileiro.

SOBRE O PROJETO

A proposta apresentada pelo aluno buscou compreender como o impacto da pandemia transformou o interior das moradias das pessoas, abordando tendências crescentes no mercado de Design de Mobiliário mesclada a própria brasilidade, assim como tais temas poderiam se aglutinar em um único móvel.

O Banco Palafita – nome do móvel desenvolvido para o concurso – une a tendência da Urban Jungle, o estilo Japandi e a referência às palafitas tradicionais, encontradas na Floresta Amazônica. O tema da Urban Jungle e o estilo Japandi se associam ao tema do concurso pela intenção dessas tendências em transformar os ambientes em espaços mais acolhedores para se viver, uma necessidade essencial no processo de isolamento social. A estrutura desenvolvida para o banco busca referências nas palafitas, tradicional sistema construtivo em madeira da região da Floresta Amazônica.

A escolha do banco como modelo apresentado deve-se a sua importância tradicional no Brasil, sendo identificado como o único móvel presente em casas indígenas, e adotado em todas as moradias mais simples no interior do país. Suas funções se fundem com as tendências citadas, podendo ser um suporte para diversos vasos e plantas, atendendo a Urban Jungle, como também um local de interação com o cotidiano da casa, com a natureza, à sensação reconfortante de se sentar em meio ao verde e sentir no rosto a brisa suave e revigorante, remontando às premissas do Japandi. Esse banco, contudo, é uma exemplificação da versatilidade do módulo estrutural desenvolvido, a partir do qual podem-se desenvolver outros móveis, com diferentes dimensões e que atendam a outras funções, como rack, aparador e estante.