Ir para conteúdo

O PROJETO MODERNISTA: DAS VANGUARDAS ATÉ AQUI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROFESSOR: Edgardo Moreira Neto

DIA: Quarta das 20h50 às 22h30;

CURSOS: TODOS

EMENTA

O projeto modernista, no design e na arquitetura, visto a partir de uma análise sociocultural desde a Era Moderna. Os conceitos fundamentais do desenvolvimento tecnológico e da teoria aplicada à prática projetual. Os principais reflexos teóricos na arquit

OBJETIVO GERAL

Estudar as bases teóricas aplicadas ao projeto do design e da arquitetura modernista, suas correntes básicas, sobretudo no século XX e seus reflexos contemporâneos. Conhecer os exemplos fundadores das teorias modernistas e seus rebatimentos e desdobrament

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer os principais arquitetos e designers das vanguardas europeias do século XX / estudar os avanços técnicos do modernismo e suas relações com o design e com a construção / Conhecer o ponto de vista “funcionalista” do modernismo na construção do objeto / estudar algumas das soluções projetuais (aspectos formais e técnicos) / Relacionar os fatores históricos (filosóficos, sociais, tecnológicos e econômicos) que possibilitaram a ocorrência das vanguardas europeias e sua difusão na cultura ocidental / Estudar os rebatimentos dessa cultura no Brasil: da construção do ideário “país do futuro”.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE 01

Contextualizações históricas desde a Era Moderna / Observações sobre a sociologia em formação (final do século XIX e início do XX) / Estudo do conceito básico de historiografia para a conformação de narrativas (no contexto modernista – “país do futuro”).

UNIDADE 02

Princípios projetuais modernistas e o desenvolvimento técnico / ideal moderno de igualdade (princípio humanista e suas contradições) / Estudo das obras designers modernistas fundamentais (Le Corbusier: Villa Savoye, Casa Domino; Mies Van Der Rohe: Pavilhão de Barcelona; etc.) / Correntes ou conceitos modernistas derivados (brutalismo, estilo internacional, minimalismo, etc.) / Proposta modernista para reconstrução do pós-guerra: pré-fabricação, flexibilidade e teoria dos suportes.

UNIDADE 03

Casos brasileiros: Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Sylvio de Vasconcellos, etc. Edifício Gustavo Capanema (razões e estudo formal do edifício) / Construção de Brasília e o reflexo nas linguagens da arte e design (razões e estudo formal) / Desenho de Belo Horizonte e o da Pampulha (rebatimentos) / Construção do campus Pampulha e da Reitoria da UFMG (histórico, complexidade e contradição) / Desenvolvimento técnico para habitação popular contradições econômicas e tecnológicas (pré-fabricação x contração artesanal) / A relação do raciocínio artesanais versus a industrialização aplicado à construção e ao design.

UNIDADE 04

O antagonismo do pós-modernismo: a negação do conhecimento formal e a desconstrução do ideário modernista da segunda metade do século XX (pós-guerra).

CARGA HORÁRIA

36h

Você está sem conexão com a internet