Ir para conteúdo

RJM Brasil – Projeto de Extensão da Escola de Design recolhe doação de joias usadas

 

Não sabe o que fazer com aquela joia que você nunca mais usou e nem quer mais?

Que tal doar?

A Radical Jewelry Makeover-Brasil, junto com o CEDGEM e a Criadouro-Joalheria Experimental buscam doações de joias antigas deixadas de lado no seu guarda-roupa para o projeto de mineração urbana de joias da comunidade que está acontecendo em Belo Horizonte a partir deste mês de Julho. A Radical Jewelry Makeover tem viajado nacional e internacionalmente para comunidades desde 2007, educando joalheiros de todos os níveis sobre questões de mineração e abastecimento de materiais envolvidos na fabricação de joias por meio de um projeto divertido e rápido que ocorrerá durante o segundo semestre de 2022). Estudantes de joalheria da Escola de Design, além de joalheiros profissionais da região, transformarão as doações em joias radicalmente novas e responsáveis.

O projeto culminará com uma exposição dessas criações vestíveis exibidas no Centro Cultural Escola de Design, na Praça da Liberdade em Dezembro de 2022 (data a confirmar). Aquelas correntes embaraçadas, brincos sem par e pulseiras batidas empoeirando no fundo da sua caixa de joias pelas redondezas da grande BH são exatamente as joias que os artistas participantes da Radical Jewelry Makeover – Brasil_BH querem colocar suas mãos criativas. Até o dia 29/08/2022 os Ethical Metalsmiths, organização sem fins lucrativos e UEMG estão recebendo doações de joias antigas e que você nem usa mais, nos endereços listados abaixo. Os doadores receberão cupons de desconto na compra das novas peças, os benefícios irão para arrecadação de fundos para os esforços do Ethical Metalsmiths em educar e conectar pessoas pela responsabilidade da origem das matérias primas. A RJM direciona seu olhar para a criatividade e para a habilidade dos designers de joias locais, revela as histórias por trás das nossas coleções pessoais e encoraja a reconsideração dos hábitos de consumo. Atualmente os materiais usados na cadeia produtiva da joia são extraídos de alguns dos mais pobres países do mundo, de terras sagradas e de locais de disputa territorial.
Frequentemente essas fontes resultam em grandes impactos no meio ambiente. Em Belo Horizonte, a RJM reunirá “mineiros” voluntários que irão garimpar todo esse material doado. Juntos, os joalheiros e estudantes voluntários, trabalharão juntos para colaborar com a exibição das joias transformadas. A Radical Jewelry Makeover oferecerá informações e alternativas criativas à mineração tradicional e à cadeia produtiva da joia. Você
pode ajudar doando quaisquer itens antigos para reusar e reciclar. A importância social do setor de gemas e joias pode ser ilustrada na formação do Estado de Minas Gerais, que se deu a partir da descoberta do ouro em 1681 e diamantes em 1720, nas cidades que hoje levam o nome desses materiais preciosos, Ouro Preto e Diamantina. Nesses locais, a mineração trouxe o início do desenvolvimento urbano de uma sociedade que se formou entre riquezas deslumbrantes e penúria extrema, moldando a peculiar cultura mineira.

Em MG, a dimensão cultural dessa riqueza mineira, para continuar como o exemplo citado, pode ser vista materializada na Arte e Arquitetura do Barroco Mineiro, e na joalheria portuguesa do século 18, singular a nível mundial. Pela sua natureza imaterial, essa riqueza pode ser explorada indefinidamente por meio do design, na pesquisa e desenvolvimento de produtos com lastro cultural relacionados a esse passado histórico. A importância econômica do setor de gemas e joias é medida objetivamente em termos monetários na relação custo-benefício da exploração de recursos minerais. Ainda hoje, o setor é relevante no contexto do País, um dos principais produtores mundiais de gemas. Em Minas Gerais, o ouro ocupa atualmente o quarto lugar na pauta de exportações, em estado bruto, o que ilustra o potencial de desenvolvimento do setor por meio da inserção do design na indústria joalheira (MOL, Adriano. Notas de Aula, UEMG, 2021).

Entretanto, estudos diversos reportam que, um único anel de ouro deixa de 2 a 4 toneladas de rejeitos nas minas. A Ethical Metalsmiths, organização artística sem fins lucrativos, busca trazer meios alternativos ao processo de mineração por meio do desenvolvimento da expansão e conhecimento da cadeia de insumos. Todos esses esforços são feitos juntamente com a UEMG e Criadouro para trazer com sucesso o projeto Radical Jewelry Makeover para Belo Horizonte, no segundo semestre de 2022.

COMO DOAR SUA JOIA:

Para doar joia de qualquer qualidade, quantidade ou material por favor baixe, preencha o formulário oficial de doação e encaminhe para o email do projeto: rjmbrasil2021@gmail.com. O formulário também estará disponível para preenchimento nos locais de entrega.

LINHA DE TEMPO DO PROJETO:

As doações serão recebidas na semana de 01 a 05/08/2022 nos locais listados abaixo.

Profissionais e estudantes transformarão as doações entre setembro e novembro de 2022.

A mostra do projeto será no Centro Cultural Escola de Design, na Praça da Liberdade em
Dezembro de 2022, em datas a confirmar, quando haverá uma recepção de abertura.

LOCAIS DE ENTREGA:

Escola de Design – Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias. Rua Gonçalves Dias, 1434,
Portaria. Bairro Lourdes – Belo Horizonte. Horários: segunda a sexta-feira, de 10h30 às 19h00.

DOAÇÕES POR VIA POSTAL PODEM SER ENCAMINHADAS A QUALQUER TEMPO:

Endereçar a: RJM.Brasil A/C -CEDGEM. Escola de Design/UEMG. Rua Gonçalves Dias,
1434, 7o Andar. Lourdes – Belo Horizonte/MG – CEP 30.140-091

Para mais informações, por favor entre em contato
RJM.Brasil – Instagram: @rjm.brasil
UEMG – Prof. Adriano Mol – adriano.mol@uemg.br / Profa Mara Guerra – mara.guerra@uemg.br
Sobre os Ethical Metalsmiths
Os Ethical Metalsmiths são uma organização sem fins lucrativos cuja missão é encorajar uma mudança
social, para que se valorize a joia feita com materiais eticamente corretos. Os EM fazem isso divulgando
a irresponsabilidade da mineração, promovendo transparência na cadeia de produção da joia e destacando
os esforços coletivos de joalheiros que efetivamente mudam suas práticas. A visão dos Ethical
Metalsmiths é um mundo onde as pessoas possam criar e se alegrar com cada joia feita com materiais de
origem responsável, que protegem e sustentam a Terra, suas pessoas e culturas.

Você está sem conexão com a internet