UEMG no dia nacional da ciência

Acontece no dia (06) sábado o Dia Nacional da Ciência. O evento será no Centro de Referencia da Juventude e terá varias atividades do inicio da manhã até o fim da tarde de sábado. Entre as atividades que serão propostas a UEMG será representada pela Escola de Design e pela Escola de Musica.

A Escola de Música apresentará três atrações culturais:

Orquestra de Flauta (9h30) – auditório CRJ

Big Band (11h) – auditório do CRJ

Banda de Rock (15h) – arena do CRJ

A Escola de Design apresentará três projetos que acontecem no período da manhã e da tarde no primeiro andar do CRJ:

Impressão 3D / Tipografia Modular (Letterpress) – Um sistema de fabricação digital a partir de modelos tridimensionais desenvolvidos no computador e impressos em camadas de polímeros, que nesse projeto se encontra com a clássica impressão em tipografia com tipos móveis, uma mídia permanente que é utilizada em projetos contemporâneos.

imagem acervo Escola de Design

Corte a Laser e construção de objetos lúdicos – Processos de fabricação rápidos e precisos, e tão versáteis que permitem inúmeras formas de personalização de projetos. Usando um modelo em escala feito em papel Paraná a oficina demonstra o potencial das cortadoras a laser com exemplos de diversos materiais cortados e gravados a laser.

imagem acervo Escola de Design

Oficina Librário (10h e 14h) – Uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português por meio de um jogo de baralho, uma forma lúdica de aprendizado. As oficinas estimulam o aprendizado de Libras, viabilizam uma melhoria na comunicação entre surdos e ouvintes e formam multiplicadores do projeto.

Sobre o evento:

O Dia Nacional da Ciência é um evento da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Em Belo Horizonte, esse ano a festa do conhecimento contará com a participação da UFMG, UEMG, CEFET-MG, Fiocruz Minas, FAPEMIG, CRJ-BH, FUNED, Espaço do Conhecimento, Santa Casa de Belo Horizonte, Museu de Artes e Ofícios. Duas leis, uma de 2001 (Lei: 10.221/2001) e outra de 2008 (Lei: 11.807/2008), instituíram, respectivamente, o 08 de Julho como o Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador. Escolher essa data como o Dia Nacional da Ciência foi uma homenagem à data de criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC, 8/7/1948.

O Dia Nacional da Ciência será comemorado no dia 6 de julho, um sábado, para que todos possam participar. A programação no Centro de Referência da Juventude – CRJ e seu entorno, com a proposta de ser um diálogo entre diferentes áreas de conhecimento. O objetivo do evento, gratuito e aberto ao público, é valorizar as ciências (todas as ciências), mostrar seu valor e sua importância para o país.