Um Banquete para os Olhos e a Alma: O Painel “Doce Música Mecânica” exposto na Escola de Design e a História da Imprensa Oficial

Em meio às paredes da Escola de Design da UEMG, uma obra de arte singular nos convida buscar entender a história da imprensa e da literatura mineira. O painel “Doce Música Mecânica”, do artista plástico Fernando Pacheco, é um verdadeiro banquete para os olhos e a alma, que celebra a trajetória histórica da Imprensa Oficial e homenageia grandes nomes da cultura brasileira.

Com mais de três metros de largura, o painel “Doce Música Mecânica” tem cores e formas marcantes, que com facilidade nos remetem ao universo da tipografia, dos jornais e da literatura. Para celebrar os 120 anos da Imprensa Oficial em 2021, foi inspirada no “Poema do jornal”, de Carlos Drummond de Andrade, publicado em seu primeiro livro, “Alguma poesia”, no ano de1930, que retrata a atmosfera das oficinas gráficas, técnicas, equipamentos utilizados na época e ao jornalismo da época.

Poema do jornal

O fato ainda não acabou de acontecer

E já a mão nervosa do repórter

O transforma em notícia.

O marido está matando a mulher.

A mulher ensangüentada grita.

Ladrões arrombam o cofre.

A polícia dissolve o metting.

A pena escreve.

Vem da sala de linotipos uma doce música mecânica.

Drummond, um dos principais poetas brasileiros, está presente no painel, assim como outros grandes nomes da literatura mineira, como Otto Lara Resende, Fernando Sabino e Murilo Rubião. Todos eles, em algum momento de suas vidas, estiveram ligados à Imprensa Oficial.

A Imprensa Oficial de Minas Gerais foi fundada em 1892 e desempenhou um papel fundamental na divulgação das informações oficiais do estado e na promoção da cultura mineira. A última edição impressa do Diário Oficial do Estado, órgão oficial dos poderes estaduais, foi produzida em 2019, por decisão do Governador Romeu Zema, dando início a uma transição para o formato digital.

Em fevereiro deste ano, o acervo que era exposto no local foi repassado para a Universidade do Estado de Minas Gerais e a transferência realocou alguns equipamentos históricos no Laboratório de Tipografia (TipoLab) da Escola de Design, incluindo o quadro, que agora é exibido no hall da ED. A doação foi feita pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) e contém impressoras, prelos, clichês, fotografias, entre outros itens.

A obra de Fernando Pacheco, ao retratar essa história, resgata a memória da Imprensa Oficial e a coloca em um lugar de destaque no cenário cultural mineiro. O painel “Doce Música Mecânica” é mais do que uma simples obra de arte; é um marco que celebra a importância da imprensa na construção da identidade de Minas Gerais.

Fernando é um artista plástico mineiro conhecido internacionalmente, por suas obras vibrantes e cheias de significado. Seus trabalhos já foram expostos em diversos museus e galerias do Brasil e do mundo, e suas pinturas são reconhecidas por sua expressividade e pela capacidade de evocar emoções profundas.

Reprodução: Fernado Pacheco

Reprodução: Assessoria de Comunicação  (Matheus Lacerda)