Workshop: A iluminação na experiência urbana noturna – 2ª EDIÇÃO

Em sua segunda edição, o objetivo do Workshop é estimular a percepção dos participantes quanto à iluminação urbana e as atmosferas noturnas dos ambientes da cidade, proporcionando um momento de reflexão e debate sobre a configuração da nossa cidade à noite.

As atividades propostas acontecerão de forma presencial, em dois dias consecutivos, em Belo Horizonte/MG. No primeiro dia (25/10/2024, das 17:00hrs às 21:00hrs) haverá uma breve apresentação na Escola de Design da UEMG e em seguida será realizada uma Caminhada Noturna, desde a Praça Rui Barbosa (Praça da Estação) até a Praça da Liberdade, passando pela Rua da Bahia. Durante o percurso, os participantes observarão a iluminação urbana existente e as ambiências experimentadas, e serão solicitados a responder alguns questionários com suas percepções. No dia seguinte (26/10/2024, das 09:00hrs às 13:00hrs), em grupos, os participantes farão uma discussão sobre a experiência da caminhada e produzirão Painéis Semânticos referentes aos trechos percorridos. Em seguida, haverá um debate entre todos os participantes sobre os resultados do Workshop. Todas as atividades serão conduzidas e acompanhadas pela professora Sílvia Rennó e por um grupo de alunos integrantes do IDeAr-C.

Serão disponibilizadas 20 vagas para o Workshop, e a inscrição inclui os dois dias do evento, totalizando 8 horas. Solicitaremos aos inscritos que confirmem sua participação, pois as vagas são limitadas, e é imprescindível a presença nos dois dias. Preenchendo todas as vagas, haverá a opção de inscrição do tipo “Lista de Espera”. Caso haja alguma desistência, os inscritos nesta modalidade serão chamados por ordem de inscrição.

Não há restrição quanto ao público participante e não é necessário conhecimento técnico sobre o tema. Recomenda-se o uso de roupas leves e calçados apropriados para caminhadas, e evitar a posse de objetos chamativos e de valor, tais como joias, relógios e celulares. O trajeto da Caminhada Noturna tem aproximadamente 2 quilômetros, que serão percorridos lentamente e divididos em 4 trechos, com paradas entre eles. Os inscritos devem se considerar aptos a realizar esta atividade sem esforço ou comprometimento da sua saúde.

Resumo da Programação

Dia 25/10/2024 – sexta-feira

17:00 – Credenciamento

17:30 – Abertura do evento | A Iluminação na Experiência Urbana Noturna

18:30 – Saída para Caminhada Noturna

21:00 – Previsão de retorno à Escola de Design

Dia 26/10/2024 – sábado

9:00 – Início das atividades / orientações gerais

9:20 – Workshop

11:30 – Coffee Break

12:00 – Apresentações dos Resultados

13:00 – Encerramento

O Workshop está vinculado à Tese de Doutorado da prof.a Sílvia de Alencar Rennó, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Design da UEMG, e ao Grupo de Pesquisa UEMG/CNPq IDeAr-C | Iluminação, Design, Arquitetura e Cidade.

Acesse o Link e se Inscreva!