INCRIÇÕES PRORROGADAS – PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM DESIGN
Estão abertas as inscrições do Programa de Pós-graduação em Design (PPGD) da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para o DOUTORADO E MESTRADO.
As incrições foram prorrogadas até o dia 05 de maio.
Design e Anthropology um encontro com Raquel Noronha (UFMA)
Design Anthropology: um encontro com Raquel Noronha (UFMA)
O PPGD/UEMG tem a honra de receber a Profa. Dra. Raquel Gomes Noronha para uma Missão de Docência, no âmbito das atividades do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-AM), com o projeto “Comunidades Criativas e Saberes Locais: design em contextos de baixa renda”, promovido pela UFMA em parceria com os programas de Pós-Graduação em Design da UEMG e UFPR, com apoio financeiro da CAPES.
A programação da Missão de Docência prevê atividades abertas para professores, pós- graduandos e graduandos da Escola de Design e de outras instituições de ensino. Outra parte da programação prevê visitas técnicas, culturais e reuniões de pesquisa com professores do PPGD.
Noronha irá ministrar o workshopDesign Anthropologycomo prática de pesquisa, além de oferecer uma palestra intituladaA abordagem doDesign Anthropologyem contextos vulnerabilizados. Ao final da palestra, haverá uma Roda de Conversa comdocentes e discentes da UEMG envolvidos no PROCAD-AM.
Raquel Gomes Noronhaé designer (ESDI-UERJ), mestre (PPGCSoc) e doutora em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ). Professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão, é a atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design. Coordena o NIDA–Núcleo de pesquisas em inovação, design e antropologia (CNPq). Integra a equipe do PROCAD-AM. É consultora regional da América Latina no Programa “Gender Design on STEAM”, promovido pela Carleton University, no Canadá; em 2018 participou do projeto “Knowing from the inside: Anthropology, Art, Architecture and Design”, liderado por Tim Ingold no Departamento de Antropologia da Universidade de Aberdeen (Escócia). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4782161324909358
Comissão organizadora Profa. Dra. Maria Regina Álvares Correia Dias Profa. Dra. Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo Prof. Dr. Edson José Carpintero Rezende Profa. Dra. Nadja Maria Mourão Prof. Me. Yuri Simon da Silveira Doutoranda Flávia Marieta Magalhães Rigoni (divulgação) Doutoranda Geislayne Mendonça Silva (monitora)
ABERTURA DOS TRABALHOS Profa. Dra. Rita Aparecida da Conceição Ribeiro (Coordenadora do PPGD) Data: 24/04 Horário: 8h00 Local: Espaço Cultural da Escola de Design (mezanino)
WORKSHOP Design Anthropologycomo prática de pesquisa Carga horária: 8 horas Datas: 24 e 25 /04 Horário: das 8h00 às 12h00 Local: Espaço Cultural da Escola de Design (mezanino) Público: estudantes da pós-graduação e professores Número de vagas: 30 Materiais: papel A3 (disponível), canetas preta e coloridas, cola, tesoura Obs.: haverá emissão de certificado.
RODA DE BORDAÇÃO Como a palma de minha mão Data: 25/04 Horário: 15h00 Local: Espaço Cultural da Escola de Design (mezanino) Público: comunidade da Escola de Design Número de vagas: limitado à capacidade do espaço Condução: bordadeiras da Lagoinha, Profa. Dra. Andréia Menezes de Bernardi e Amanda Salgado (bolsista do Projeto de ExtensãoComo a palma de minha mão: memórias para redesenhar a cidade
PALESTRA A abordagem doDesign Anthropologyem contextos vulnerabilizados Data: 28/04 Horário: 17h Local: Espaço Cultural da Escola de Design (mezanino) Público: estudantes e egressos do PPGD/UEMG e professores das Escolas de Design de Belo Horizonte / MG Número de vagas: limitado à capacidade do espaço Obs.: haverá emissão de certificado.
RODA DE CONVERSA Docentes e discentes da UEMG envolvidos no projeto PROCAD-AM
Colóquio Internacional de Design edição 2023
Colóquio Internacional de Design edição 2023: Epistemologias Latino-Americanas
Colóquio é o intercâmbio de pensamentos visando esclarecimentos, iluminação. A proposta é tirar do obscurantismo questões que são latentes no Design, mas que, dificilmente vêm à tona. O tema do nosso evento que já ocorre desde 2011 é justamente discutir as “Epistemologias Latino-americanas”, tentando perceber caminhos possíveis para o reconhecimento da identidade latino-americana. Percebemos a hegemonia dos países do Norte frente aos processos produtivos e, principalmente, do pensamento que constitui o ensino, a produção e a pesquisa no Design. Para isso, conclamamos os pesquisadores de toda a América Latina para discutir: é possível um Design latino-americano?
O evento é direcionado para docentes, pesquisadores, discentes de programas de pós-graduação, mestrado e doutorado, assim como para alunos da graduação e profissionais da área. A cada ano contamos com um número maior de participantes, que vêm das mais diversas regiões do país e da América Latina. A última edição em 2020, devido à pandemia de Covid-19 ocorreu de forma on-line com 900 inscritos de diversas instituições.
Histórico resumido das versões anteriores do evento
O Grupo de Pesquisa Design & Representações Sociais é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Ele foi constituído em 2010 e conta com pesquisadores da UEMG e de outras instituições parceiras, alunos do doutorado, mestrado e graduação. Nosso grupo é o responsável pelo evento que acontece bianualmente, desde 2011. Listamos as edições que podem ter os anais conferidos no site: www. https://coloquiodesign.com.br . O 1º Colóquio Nacional de Design parceria com o Centro Minas Design e o SEBRAE teve como tema “Design, consumo e cidadania: um diálogo possível?”. A edição 2013 do Colóquio aconteceu com a chancela do CNPq e em parceria com o SEBRAE/MG e teve como tema “ Design para os Povos”. Edição 2015: Design para o futuro: que legado deixaremos para as próximas gerações? Contou com a parceria da Universidad de Palermo, tornando-se evento internacional. O evento contou com o apoio do CNPq, CAPES e FAPEMIG. Edição 2017: “Design: entre a inovação e a originalidade” também em parceria com o SEBRAE e a Universidad de Palermo, gerou, além dos anais, a edição número 69 da série Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, que aborda a temática Design Social e o Desenvolvimento da América Latina, realizado também com o apoio da FAPEMIG e CNPq. A última edição 2020 teve como tema “A Pós-Graduação na Encruzilhada: que rumos seguir?”, foi realizado em modo virtual, devido à pandemia de Covid-19 e foi recordista em termos de inscritos e público presente, contando com 890 inscrições. Com o atenuamento da pandemia e a retomada das atividades, voltamos em 2023 ao formato presencial no espaço da Escola de Design da UEMG.
Qual o objetivo do evento e a justificativa para sua realização?
Entendemos o Design como um processo social. Sendo assim, o Colóquio Internacional de Design tem a proposta de tirar do obscurantismo questões que são latentes no Design, mas que dificilmente vêm à tona. Nosso evento, que já ocorre desde 2011, visa, nesta edição, discutir as “Epistemologias Latino-americanas”, tentando perceber caminhos possíveis para o reconhecimento da identidade latino-americana. Percebemos a hegemonia dos países do Norte frente aos processos produtivos e, principalmente, do pensamento que constitui o ensino, a produção e a pesquisa no Design. Para isso, conclamamos os pesquisadores de toda a América Latina para discutir: é possível um Design latino-americano?
Programação preliminar
O evento ocorre tradicionalmente em 02 dias. Nesta edição foram escolhidos os dias 21 e 22 de setembro. A retomada das atividades presenciais possibilita os debates aos quais nos propomos. Assim a programação se divide em conferências, palestras e mesas pela manhã, com a apresentação dos trabalhos no período da tarde e exposição dos projetos de design. A programação está distribuída da seguinte maneira, com os palestrantes a confirmar:
Dia 21/09
9h – Credenciamento
9:30h – Abertura do evento
Homenagem ao autor e artista plástico Marcelo Xavier
11:00h – Mesa 1: “O Ensino do Design em Busca de Sua Identidade”
Dia 22/09
10h – Palestra: Identidade e Resistência na América Latina
11h – Mesa 2: “Design, Cultura e Poder”
Dias 21/09 e 22/09
14:00h às 18:00h – Apresentação de trabalhos de docentes, discentes e pesquisadores.
Os trabalhos serão escolhidos por eixos temáticos:
o Design, materiais e tecnologias – Aborda a utilização de novos materiais e os processos de interação e de criação de interfaces entre a evolução tecnológica e os fundamentos do design e suas aplicações na indústria e no cotidiano.
o Design educação e divulgação científica – Apresenta as interfaces do Design com o campo da educação. Como as interações entre as práticas do Design podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem e na difusão da ciência.
o Design e práticas de consumo – O Design como ferramenta para o incremento das práticas de consumo e de identificação social. Reflexões e análises sobre práticas dos consumos de cultura e bens que transitam entre os vários níveis do processo conceitual do design.
o Design para a cidadania – Discute a ação interdisciplinar do Design em suas diversas aplicações para a melhoria da vida do cidadão. Design como ferramenta de apoio às mudanças sociais.
o Design e identidade – Busca refletir as particularidades do Design na América Latina, as influências externas e os processos de hibridação cultural.
o Projetos de Design – Apresentação de projetos práticos nos campos do Produto, Gráfico, Ambientes e Moda.