Ir para conteúdo

MESA-REDONDA: SABERES DO REINADO EM MINAS GERAIS E A UNIVERSIDADE: ENCONTROS POSSÍVEIS

 

No segundo semestre de 2023, o Programa Encontro de Saberes da UEMG ofereceu o curso de Extensão “Saberes tradicionais do Reinado: materialidades, vivências e tessituras criativas”, por meio de parceria entre a Escola de Design, a Escola de Música e 05 comunidades tradicionais da região metropolitana de Belo Horizonte. O curso foi ministrado pelos mestres e pelas mestras: Rainha Isabel Casimira (Treze de Maio), Capitão Toinzinho (Os Ciriacos), Capitão Dirceu (Quilombo de Justinópolis), Capitão Geraldinho e Capitã Elizângela (Alto dos Pinheiros) e Rainha Sarah (Os Carolinos), com apoio dos/das docentes Genesco Sousa (ED), Sônia Cristina de Assis (ESMU), Lúcia Campos (ESMU) e dos bolsistas Izabela Brito (AVL/ED) e João Nery (LIM/ESMU).

Desde 2019, o Programa Encontro de Saberes da UEMG vem promovendo encontros e diálogos que envolvem o reconhecimento e a valorização de mestres e mestras dos saberes tradicionais e populares, especialmente de comunidades tradicionais de matrizes africanas e dos povos originários. Desde então, foram realizadas ações de ensino, pesquisa e extensão, em diferentes modalidades – imersões, seminários, palestras, oficinas, disciplinas, cursos livres e de extensão – com a participação direta de mestres e mestras de diferentes comunidades, fortalecendo os vínculos e as trocas de experiências entre a Universidade e as comunidades tradicionais.

Como encerramento do curso, realizaremos a mesa-redonda “Saberes do Reinado em Minas Gerais e a Universidade: encontros possíveis”, dentro da programação do 25º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. O evento é uma oportunidade para intensificar o debate sobre o entrelaçamento dos conhecimentos tradicionais e acadêmicos, sobre os desafios e as possibilidades que os encontros entres estes dois universos tem provocado, envolvendo questões culturais, socioeconômicas, conceituais, metodológicas e práticas. Uma oportunidade para encontrar com os mestres e as mestras, ouvir, dialogar e aprender com eles e com elas, sobretudo no que se refere às especificidades do universo do Reinado em Minas Gerais.

 

 

 

Você está sem conexão com a internet