Ir para conteúdo

Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias (CEDGEM)

O Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias – CEDGEM da Escola de Design nasceu da natural convergência da experiência da escola na formação de profissionais de design e a particular vocação do estado para o setor de gemas e joias. 

Desde sua criação em 2003, pela Profa. Bernadete Teixeira, o Centro vem se aplicando no desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e capacitação, voltadas à inovação técnica e tecnológica de produtos e processos do setor de gemas e joias. Alinhadas e ou vinculadas a políticas e programas do estado para o setor, seus estudos e projetos buscam o desenvolvimento de ações que contribuam para a inovação e valorização dos bens e produtos minerais, pela vertente do design. 

Para cumprir o objetivo de disseminar conhecimento, transferindo conhecimento e tecnologia a unidades e regiões produtivas do setor, mantém parceria com instituições públicas e privadas, com as quais desenvolve projetos orientados por linhas de pesquisas registradas no grupo Estudos em Design de Gemas e Joias no CNPq.

Por meio dos seus laboratórios, o Centro faz interface com o setor produtivo de gemas e joias, apoiado no pressuposto que todo o conhecimento ali produzido seja aplicado em benefício do setor e da sociedade. Os experimentos e ensaios desenvolvidos nesses laboratórios orientam-se para problemas e necessidades identificadas em conjunto com as unidades produtivas do setor, e demandadas pelos diversos níveis de sua cadeia de valor.

Com o apoio de órgãos de fomento, com destaque para a FAPEMIG, e a parceria com instituições públicas e privadas, projetos de pesquisa, extensão e capacitação têm sido desenvolvidos e abraçados por comunidades das regiões produtoras da Província Gemológica Oriental do Brasil, localizadas nos vales dos Rios Doce, Jequitinhonha e Mucuri. Essas pequenas aglomerações produtivas não conseguem sozinhas enfrentar os desafios da inovação. Distantes dos benefícios derivados do progresso da ciência e da técnica, elas se ressentem da falta de aplicação dessas conquistas em suas unidades. 

O CEDGEM, no cumprimento de seus objetivos de aplicar os conhecimentos e tecnologias gerados no âmbito de suas pesquisas, e no compromisso assumido junto a essas comunidades, busca sempre atuar condizente com as demandas universais do setor, porém voltado às realidades e necessidades particulares locais. 

Desta forma, a equipe multidisciplinar do CEDGEM espera contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas regiões que têm a mineração como base de sustentação econômica, por meio da continuidade dos projetos pensados com o objetivo central de valorizar o patrimônio material e cultural das regiões produtivas mineiras e sua gente.

 

Coordenação: Prof. Adriano Mol (desde 2018) 

Telefone:   3439-6509

E-mail: designjoias@uemg.br

Localização: R. Gonçalves Dias, 1434 – Lourdes, Belo Horizonte

 

Linhas de Pesquisa

Concepção e Desenvolvimento de Produto

Desenvolver novos produtos para o setor de gemas e jóias, a partir da pesquisa de aspectos materiais e iconográficos do Estado de Minas Gerais.

Design de Lapidação

Pesquisar novas possibilidades formais, técnicas e tecnológicas de lapidação de gemas, a fim de aplicá-las a produtos do setor.

Técnicas tecnologias e processos aplicados ao ouro

Pesquisar e desenvolver técnicas e tecnologias do ouro na inovação de produtos de Joalheria.

Técnicas de Modelagem e Prototipagem

Estudo das técnicas e tecnologias específicas de representação Bi e tri dimensional do produto de Joalheria.

Arte, Design, Indumentária e Afeto

Promover ensaios em joalheria com diversas temáticas objetivas e subjetivas, envolvendo desde a combinação de elementos materiais inusitados na joalheria até as questões sociais das artes visuais e do design emocional, como representatividade, efemeridade e pertencimento. 

 

Grupos de pesquisa sediado no Centro:

O GEDAI – Grupo de Experimentações em Design, Afeto e Indumentária. O grupo abriga um Laboratório de Processos Criativos em Design. O Laboratório tem como objetivo explorar métodos e processos de estímulo à criatividade em ensaios projetuais a partir de temas como memória afetiva e cultura material promovendo experimentações relacionadas à indumentária  e ao design. O grupo é coordenado pelo Prof. Flavio Nascimento e o email para contato é gedai.design@gmail.com

O Laboratório CASULO  tem como objetivo pesquisar, experimentar, desenvolver e difundir produtos autorais na área de computação vestível expressiva e de biomateriais. Em termos metodológicos, busca identificar formas de exibir conteúdo emocional por meio do vestuário, através do estudo sobre os tipos de interações possíveis. O grupo é coordenado pela Profa. Thatiane Mendes Duque e o email para contato é thatiane.duque@uemg.br

Os membros do Centro participam ainda como convidados dos seguintes grupos de pesquisa:

-Grupo: História da Técnica, Histórica da Ourivesaria; Instituição-sede: Escola de Design/UEMG. Líder: Luiz Henrique Ozanan de Oliveira; Membros: Mara Lúcia de Paiva Guerra.

-Grupo: Lab|Front.  Instituição-sede: Escola Guignard/UEMG. Líder: Pablo Gobira, Membro: Thatiane Mendes Duque.

-Grupo: Ciência e Tecnologia dos Materiais, Instituição-sede: Comissão Nacional de Energia Nuclear/ CDTN. Líder: Fernando Soares Lameiras, Membro: Adriano Aguiar Mol.

-Grupo: Caracterização de Gemas, Instituição-sede: Centro de Tecnologia Mineral/CETEM-RJ, Líder: Jurgen Schnellrath, Membro: Adriano Aguiar Mol.

-Laboratório de Design de Superfícies Têxteis, Instituição-sede:Universidade de Goiás (UFG). Líder: Breno Abreu , Membro: Thatiane Mendes Duque.

-Laboratório de Análise de Usabilidade e Interface – LabUsi. Instituição-sede:Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Líder: Fábio Máximo, Membro: Thatiane Mendes Duque.

Para informações como dados das linhas de pesquisa e recursos humanos disponíveis para a realização das mesmas, confira o grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil registrado junto ao CNPq.

Equipe:

Nome/FunçãoE-mailCurriculo Lattes
Adriano Mol, Profadriano.mol@uemg.brhttp://lattes.cnpq.br/9175837846207524
Bernadete Teixeira, Profamaria.teixeira@uemg.brhttp://lattes.cnpq.br/6577569073294192
Flávio Nascimento, Profflavio.nascimento@uemg.brhttp://lattes.cnpq.br/3202534145944006
Mara Guerra, Profamara.guerra@uemg.brhttp://lattes.cnpq.br/2242061615883219
Thatiane Mendes Duque, Profathatiane.duque@uemg.brhttp://lattes.cnpq.br/1033054009313345
Iara Mol, Profaiara.mol@uemg.brhttp://lattes.cnpq.br/1742553700829205
Antônio Valadão Cardoso, Profantonio.cardoso@uemg.brhttp://lattes.cnpq.br/4629729793297288

Projetos:

Projeto RJM

A Radical Jewelry Makeover-Brasil é um projeto de extensão que busca doações de joias e bijuterias antigas para o projeto de mineração urbana da comunidade. O projeto fundado nos EUA em 2007 desde então busca educar joalheiros de todos os níveis sobre questões de mineração e abastecimento de materiais envolvidos na fabricação de joias por meio de um projeto divertido e rápido. Na edição UEMG, pela primeira vez na América Latina, estudantes de joalheria da Escola de Design, além de joalheiros profissionais da região, transformarão as doações em joias radicalmente novas e responsáveis. O projeto culminará com uma exposição dessas criações vestíveis exibidas no Centro Cultural Escola de Design, na Praça da Liberdade em Dezembro de 2022. 

Link: http://ed.uemg.br/rjm-brasil-projeto-de-extensao-da-escola-de-design-recolhe-doacao-de-joias-usadas/

Simpósio Internacional de Ourivesaria e Design de Joias 

O Centro, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Design/PPGD-UEMG,  organiza o evento que tem como objetivo a divulgação de pesquisas relacionadas à Joalheria e ao Design de Joias, em suas dimensões social, histórica, cultural, econômica e ambiental; nas tecnologias, novos materiais e processos de Ourivesaria.  Tanto a primeira em 2017, como a segunda edição em 2020 (link: https://www.uemg.br/events2/event/escola-de-design-ii-simposio-internacional-sobre-joalheria) contaram com palestrantes internacionais e de diferentes regiões do Brasil, distribuídos em mesas redondas, artigos científicos e palestras, que tiveram a participação de ouvintes do Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do País. 

Os anais do evento estão disponíveis em:

1a Edição: PDF 

2a Edição: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-list/iisiojd-361/list#event

 

Projeto IDEAL 

O projeto IDEAL, com fomento do CNPQ,  teve como objetivo geral desenvolver um conjunto de equipamentos para lapidação de gemas que contemplassem aspectos de inovação pela inserção de design, ergonomia, novos materiais e processos, com vistas ao aumento da qualidade e produtividade com redução de custos de produção. Como resultado, foram obtidas as seguintes patentes e modelos de utilidade de desenho industrial:

Patente de Invenção: BR 10 2013 023004 9 – Catraca Simplificada para Lapidação de Pedras

Patente de invenção: BR 10 2013 024147 4 – Conjunto de Suporte de Ferramentas

Desenho Industrial: BR 30 2013 004814 4 – Configuração Aplicada em Estrutura para Equipamento de Lapidação

Desenho Industrial: BR 30 2013 004813 6 – Configuração Ornamental Aplicada em Equipamento de Disco Vertical

 

https://www.uemg.br/noticias-1/279-nit/nit-uemg/7405-desenho-industrial?2381

 

Prateiros do Leite

O projeto Prateiros do Leite, promovido pelo Sebrae-MG e desenvolvido em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, em Minas Gerais, atendeu a emergente necessidade da Associação de Artesãos de Santo Antônio do Leite de promover a inovação e reforçar a identidade das suas joias, o que trouxe o design como instrumento estratégico de valorização dos produtos e marca locais. Guiado pela co-criação entre designers e artesãos, o desenvolvimento dos produtos orientou-se pelas características e potencialidades da produção local, comunicando os valores materiais e subjetivos do território. 

 

UNIT

O projeto promoveu o desenvolvimento de Capacidade Tecnológica Própria no Arranjo Produtivo de Gemas e Joias de Teófilo Otoni, pela transferência de conhecimento e tecnologia via Unidade de Inovação Tecnológica/UNIT, tendo como objetivo potencializar a inovação e a melhoria da qualidade dos processos e produtos do setor de gemas e jóias da região. 

Projeto Aliança – Cultura e Economia Criativa

O projeto ALIANÇA se coloca como a oportunidade de desenvolver um trabalho colaborativo entre a Universidade do Estado de Minas Gerais, o Pesquisador Convidado, Professor Dr. Gonçalo Mesquita da Silveira de Vasconcelos e Sousa, e o Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal CIONP. O objetivo foi pesquisar a evolução da joalheria em Minas Gerais a partir de sua origem portuguesa e na perspectiva da inovação de produtos em comunidades criativas. Esta pesquisa contempla levantamento bibliográfico, estudos de caso, elaboração de materiais de consulta, realização de encontros de divulgação científica e capacitação, integrando pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa relacionados ao tema da Joalheria.

Recope

Uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Associação dos Joalheiros, Empresários de Pedras Preciosas, Relógios e Bijuterias de Minas Gerais (Ajomig) e a FAPEMIG, onde os resíduos da mineração – principal fonte de renda de Coronel Murta – foram reaproveitados e utilizados em adornos e joias, por meio de um trabalho não só de pesquisa, mas também de inclusão social. A iniciativa rendeu ao grupo o 1º Prêmio Sebrae Minas Design, em 2008, e foi selecionada para participar da Bienal Brasileira de Design de Curitiba. 

 

Links úteis

Programa de Pós Graduação lato sensu em Design de Gemas e Joias

http://ed.uemg.br/cursos/pos-graduacao-lato-sensu/design-de-gemas-e-joias

 

Você está sem conexão com a internet