SEMANA MODA & CULTURA NO CIRCUITO LIBERDADE – Explorando o Interior: O Manifesto de Douglas Carlos da Silva

Explorando o Interior: O Manifesto de Douglas Carlos da Silva
Douglas Carlos da Silva, nascido em Gravatá, no agreste pernambucano, é um artista cuja jornada é tecida com fios de experiências multifacetadas. Com formação em design de moda, design gráfico e curso técnico em vestuário, sua paixão pela arte têxtil é uma manifestação de suas raízes e influências diversas.
Residindo em Belo Horizonte há 9 anos, Douglas traz consigo um legado de exploração e descoberta. Seus primeiros passos na internet (ainda discada) o levaram a uma busca incessante por artes plásticas, artistas brasileiros e temas relacionados à moda. Nomes como Herchcovitch e Coven, antes distantes, tornaram-se inspirações vivas em seu trabalho.
Hoje, como parte da equipe da Coven, Douglas encontrou uma plataforma para sua expressão artística. Sua habilidade única de unir estamparia, modelagem, design gráfico e moda resulta em criações que transcendem o convencional.
Durante a pandemia, o desejo de converter seus desenhos para o tecido tornou-se uma realidade, evidenciando sua resiliência e criatividade em tempos desafiadores. Influenciado por grandes mestres como Basquiat e Picasso, Douglas aprendeu a ressignificar o banal e a celebrar a desarmonia em suas obras. Seus retalhos ganham vida em formas inesperadas, desafiando conceitos tradicionais de beleza e proporção.
“Manifesto Introspectivo de Si Mesmo” é mais do que uma simples exposição; é uma imersão na mente criativa de Douglas, onde cada costura conta uma história e cada retalho carrega uma memória. Seu trabalho é uma reflexão sobre a arte, moda e identidade, onde o avesso revela novas verdades e os erros são celebrados como parte do processo criativo.
Junte-se a nós nesta jornada de autodescoberta e celebração da arte têxtil. Em um mundo onde a moda sustentável se torna cada vez mais urgente, Douglas nos lembra da importância de olhar para dentro e encontrar inspiração em nossas próprias experiências.

A mostra faz parte do evento MODA & CULTURA NO CIRCUITO LIBERDADE e fica disponível na Galeria do Espaço Cultural da Escola de Design da UEMG, localizado na Rua Gonçalves Dias, 1434, na Praça da Liberdade. Visitação entre os dias 15 a 19 de abril, das 12 às 18h. A entrada é gratuita.

Desvende os segredos da estamparia e da moda na arte têxtil no nosso evento Bate-Papo Design, estamparia e moda na arte têxtil, com Mary Arantes e Douglas Carlos. Junte-se a nós para uma conversa inspiradora sobre tramas sustentáveis, upcycling na moda e muito mais. Não perca esta oportunidade única de explorar a criatividade e o compromisso com a sustentabilidade na indústria da moda!

Nos vemos no Miniauditório do Espaço Cultural, dia 17, quarta-feira, a partir das 16h.

Vamos mergulhar no mundo das manualidades da moda? No dia 20/04, às 13h, venha participar do nosso bate-papo com Maiana Cavalcanti! Descubra os segredos por trás das criações artesanais e inspire-se para uma moda mais autêntica e sustentável. Nos vemos no Miniauditório do Espaço Cultural da Escola de Design da UEMG. Não perca!

Preparados para uma revolução com propósito e com estilo? Na FEIRA TROCA DE ROUPAS DA SEMANA FASHION REVOLUTION DE BELO HORIZONTE, vamos promover a moda de maneira mais sustentável e humana. É hora de valorizar o trabalho manual e repensar nossos padrões de consumo. Queremos você nessa mudança!

Chama todo mundo e vem pro Espaço Cultural da Esola de Design!