Ex-Alunas do Curso de Design de Ambientes recebem prémio por trabalho de conclusão de Curso realizado na Escola de Design.

Durante a programação do Congresso Internacional de Design de Interiores (Conad/2019), ocorrido nos dia 21 e 22 de agosto, as designers Juliana Miranda Quintão e Thayna Mundim Rocha, recém formadas na Escola de Design receberam premiação do concurso Láurea Máxima, organizado pela Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD). O concurso, considerado um dos mais importantes da área, é voltado para estudantes que realizaram seus trabalhos de conclusão de curso em design de interiores, premiando em três categorias, técnico, tecnológico e bacharelado.

Os projetos de Thayna Rocha e Juliana Quintão conquistaram respectivamente a segunda e terceira classificação na categoria bacharelado, e ambos seguem a linha do design social, que vem recebendo muita atenção por parte da comunidade acadêmica.

As alunas Thayna Mundim Rocha e Juliana Quintão durante a cerimônia de entrega do prêmio

Thayná Mundim Rocha desenvolveu um projeto para atender o público infanto-juvenil da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), auxiliando o desenvolvimento pessoal e coletivo dos alunos no ambiente escolar especializado por meio do design sensorial. Os ambientes projetados buscaram potencializar o desenvolvimento cognitivo, físico, psicológico, motor, social e afetivo, além de incentivar a autonomia das crianças e adolescentes usuários da APAE, para que pudessem se sentir incluídos e acolhidos, fomentando desde a infância o sentimento de pertencimento à sociedade.

De acordo com a professora Sâmela Suélen orientadora do projeto, “o processo de trabalho da aluna Thayná Mundim Rocha revelou uma atuação em design de ambientes comprometida com as questões sociais. Acompanhar e orientar esse processo, ao longo de todas as etapas de seu desenvolvimento, possibilitou a aproximação de um grupo social, a partir da perspectiva de conhecê-lo para melhor servi-lo”.

projeto de sala Sensorial desenvolvida para APAE – Thayna Mundim Rocha

Juliana Miranda Quintão, por sua vez, desenvolveu um projeto para atender ao público de um hospital infanto-juvenil da rede FHEMIG – Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, aplicando os princípios da humanização no ambiente, tornando-o mais agradável, confortável, seguro, oferecendo melhores condições de uso e promovendo estímulos satisfatórios, positivos e prazerosos aos seus usuários.

De acordo com a professora Claudia Campos orientadora do projeto, “o trabalho da aluna Juliana Miranda Quintão nos lembra que se deve recorrer à humanização de espaços com propósitos bem direcionados para que o ambiente se torne bom. Em seu projeto, aplicamos conhecimentos do design defendendo que ambiente bom é aquele que gera uma ambiência aprazível por meio da conformação física e de estímulos sensoriais adequados à diversidade de usuários em suas atividades, a fim de que estes percebam o significado do ambiente, obtenham boas sensações e consequentemente expressem reações – físicas, fisiológicas e psicológicas – positivas”.

São acontecimentos como este que reforçam a importância das preocupações sociais como parte integrante da atividade profissional do design. Nas palavras da designer Juliana Miranda “como designers, temos a capacidade de transpor elementos para o ambiente que promovam estímulos favoráveis capazes de influenciar o comportamento humano direcionando-o para a promoção do bem-estar, seja individual ou coletivo”.

Pátio das congéias – apresenta playground e estruturas metálicas – com formato de tronco de árvore – onde serão plantadas em sua base trepadeiras: as congéias. – Projeto Juliana Miranda Quintão